PENEIRA FINA – 10/10/2021

Coluna – DOMINGO

PENEIRA FINA – 10/10/2021

PROMESSA

Leitor entrando em contato com a coluna para lembrar de mais uma promessa feita pelo governador João Doria quando esteve em Catanduva em 2019: a construção do novo Fórum. Foi durante a inauguração do Serviço de Radioterapia do HCC – Hospital de Câncer de Catanduva que o governador anunciou a etapa que daria seguimento no projeto estrutural da construção do novo Fórum de Catanduva...

FAKE NEWS

Como todos sabem, as obras do novo Fórum de Catanduva estão adiantadas, podendo ser entregues no prazo máximo de 12 meses. O local possui estacionamento e até uma área gourmet e de descanso. Rá.... Pegadinha do malandro.... O novo prédio não tem nem um tijolo ainda...

CIDADÃO CATANDUVENSE

Na época, o presidente da Câmara, vereador Luís Pereira, entregou ao governador o título de Cidadão Catanduvense, tornando-o “filho de Catanduva”. Não vale fazer trocadilho...

COMENTÁRIOS

A Peneira Fina também pode ser lida nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Ontem, a coluna publicada no Facebook recebeu até meio-dia mais de 60 comentários, e a grande maioria criticando a nota sobre o outdoor do presidente Jair Bolsonaro e o empresário Ricardo Rebelato. Ficou curioso? Leia aqui e confira lá!

NOVO BAIRRO

A construtora Pacaembu montou barraca na Praça da Matriz para o cadastramento de pessoas interessadas em financiar uma das 668 moradias no novo bairro Vida Nova Conquista. A população de Catanduva já apelidou de “Nova Catanduva 3”. O investimento da Pacaembu será de R$ 100 milhões na primeira fase, com geração de cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos.

FINANCIADA

Leitora entrou em contato com a coluna questionando se haverá sorteio de casas para a população de baixa renda. A resposta é não. O empreendimento não é da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. O novo bairro é voltado às famílias com renda mensal a partir de R$ 1.800, com financiamento pela Caixa em até 360 meses, com juros a partir de 5% ao ano, através do programa habitacional Casa Verde e Amarela, do Governo Federal.

CADASTRO

Se você ainda está no aluguel, quer sair dessa situação e tem interesse em mergulhar em um financiamento, fica a dica: o cadastro dos interessados continua hoje na Praça da Matriz, das 09:00 às 18:00 horas. É preciso apresentar documentos com fotos originais, como RG e CPF, além do comprovante de residência, comprovante do estado civil e os três últimos holerites ou seis meses de extrato bancário. Ahh, se tiver o nome sujo em Serasa ou SCPC, aí fica mais difícil....

PLANTÃO DA VACINA

Com o alto preço do combustível, muita gente não foi viajar. Quem ficou na cidade tem a chance de tomar a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde realiza durante o feriado prolongado o plantão para vacinação contra a Covid-19, com atendimento ao público no Recinto de Exposição João Zancaner, em sistema drive-thru. Amanhã, véspera de feriado, o horário de funcionamento será das 8h às 16h e no feriado, dia 12, das 8h às 13h.

ALVO

O público-alvo válido a se vacinar é: primeira dose em adolescentes e adultos; segunda dose em adultos; terceira dose em idosos acima de 60 anos, que já tomaram a segunda dose há mais de seis meses e imunossuprimidos acima de 18 anos, que completaram o esquema vacinal há 28 dias; e terceira dose para profissionais da saúde que completaram o esquema vacinal há seis meses.

SOLIDARIEDADE

Hoje os parabéns vão para a direção da escola infantil Roda Pião que realizou mais uma edição da Gincana da Solidariedade, e neste ano, em prol da Associação Voluntária de Combate ao Câncer – AVCC. Foram arrecadadas duas toneladas de alimentos, nesta quarta edição. Em uma época de dificuldades que estamos vivendo, ações como essa demonstram a solidariedade do catanduvense. Aplausos!

AUMENTO

A Petrobras anunciou, na sexta-feira, aumentos de 7,2% nos preços da gasolina e do gás de cozinha em suas refinarias. O preço do óleo diesel, que foi reajustado na semana passada, permanecerá estável. E ainda dizem que os reajustes da gasolina e do diesel não compensam toda a defasagem em relação ao mercado internacional. Trocando em miúdos, vêm novos aumentos por aí. A situação está ficando caótica e o trabalhador brasileiro cada vez mais apertado. Onde vamos parar?

IMPROBIDADE

A Câmara dos Deputados concluiu na semana passada a votação do projeto que altera a Lei de Improbidade Administrativa e relativiza os crimes antes previstos. Agora o texto seguirá para sanção presidencial. A principal alteração do texto é a exigência de dolo (intenção) para que agentes públicos sejam responsabilizados. Danos causados por imprudência, imperícia ou negligência não poderão ser configurados como improbidade. A ação deverá comprovar a vontade livre e consciente do agente público de alcançar o resultado ilícito, não bastando a voluntariedade do agente ou o mero exercício da função. Uma lei para envergonhar o país.

A FRASE

“Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si.” (Lucille Ball, atriz norte-americana e estrela do seriado I Love Lucy)