PENEIRA FINA – 10/08/2021

Coluna - Terça-feira

PENEIRA FINA – 10/08/2021

SESSÃO
Hoje teremos mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Catanduva, com seis matérias constando na pauta, sendo três projetos de lei em primeira discussão, dois P.L em segunda e na discussão única, conforme noticiamos no domingo, a votação da prestação de contas do ano de 2018, da gestão Macchione.

APROVADAS
Para quem estava na torcida das contas do ex-prefeito não serem aprovadas, uma péssima notícia: a Primeira Câmara do TCE, pelos votos dos conselheiros Sidney Estanislau Beraldo, relator, Cristiana de Castro Moraes, presidente, e Antônio Roque Citadini, decidiu emitir parecer prévio favorável à aprovação e parecer emitido pela Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara, tendo a vereadora Taise Braz (PT) como relatora, resolveu acompanhar o parecer emitido pelo TCE, opinando pela aprovação das contas do exercício. Se não surgir nenhuma novidade até a hora da sessão, no final, as contas de 2018 deverão ser aprovadas sem susto.

REFRESCO
E na sessão de hoje, deveremos ter o esperado “pinga-fogo” dos vereadores. Na semana passada, foi usado apenas as explicações finais em virtude do expediente do mês de recesso, e mesmo assim o vereador Mauricio Gouvea, não poupou críticas a certos secretários municipais, deixando de lado a fase “paz e amor”. “Tem alguns secretários que estão entrando na zona de conforto, achando que a caneta dele é mais pesada que a do prefeito. O chicote vai estralar se continuar dessa maneira”, frisou o edil.

JULGAMENTO
O Conselho Superior do Ministério Público julga hoje, recurso apresentado pela Câmara de Catanduva contra a instauração de inquérito civil sobre a nomeação de assessores parlamentares e outros em cargos de confiança no Legislativo.

PARA LEMBRAR
Conforme portaria de instauração do inquérito, de 29 de junho, a Câmara Municipal tinha cinco dias corridos para interpor recurso e 10 dias corridos para eventualmente comprovar o cumprimento do acórdão do Tribunal de Justiça exonerando e não mais nomeando novos ocupantes para os 26 cargos de assessor parlamentar, além de outros seis nas áreas jurídica e de informática.

ASSESSORES
Atualmente todos os cargos de assessores parlamentares estão nomeados e devidamente preenchidos. Mas se o inquérito prosperar, o presidente da Casa de Leis, Gleison Begalli (PDT) poderá responder por improbidade administrativa.

ANIVERSÁRIO
Ontem, o vizinho município de Elisiário completou 29 anos de emancipação político-administrativa. Não houve comemoração em virtude da pandemia, mas o prefeito Cássio Bertelli inaugurou o Anel Viário Norte, reinaugurou a Unidade Básica de Saúde e realizou uma Live com sorteio de brindes. O primeiro prefeito do ex-distrito de Catanduva, foi o empresário e agricultor Filipe Salles Oliveira, tendo como seu vice, o saudoso Inivaldo Meneguesso, o Barbeiro.

CHOQUE ATRASADO
Termina hoje a oportunidade que os clientes da Energisa estão tendo de negociar as contas de luz em atraso com condições especiais. Contas com mais de 180 dias em atraso que forem pagas à vista podem ter descontos de até 40% no valor final. Para negociar, pode ser usada a assistente virtual 24 horas, pelo WhatsApp 18 99120-3365, bastando escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa ou pelo site www.energisa.com.br

PLACAR
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) lançou ontem um site em que disponibiliza o posicionamento dos 513 deputados em relação ao voto impresso. A plataforma já contabiliza 199 parlamentares favoráveis à proposta, 144 sem posição e 170 contrários. A PEC do voto impresso, uma bandeira bolsonarista, foi derrotada na semana passada numa comissão especial da Câmara. Mas o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), deve realizar uma nova análise do tema desta vez em plenário, em votação prevista para os próximos dias.

MAIS UM
E está virando moda, lançar sites e plataformas. O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), está lançando uma plataforma online para receber contribuições para elaboração de projeto para o estado de São Paulo. Ele tem a intenção de sair candidato ao governo de SP. O site dialogosp.com permitirá que pessoas e coletivos apresentem sugestões e façam denúncias para melhoria de suas regiões.

GOLPE
Antes os espertões vendiam terrenos no céu, depois vendiam fazendas lá nos Cafundó onde Judas perdeu as botas. Mas agora, os golpistas estão se passando por vendedores de terrenos e residências do residencial Nova Catanduva III que ainda nem saiu do papel, estando em fase de implantação. Realmente, o brasileiro é um caso a ser estudado pela NASA...

A FRASE
“Existe um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar nossos sonhos… e esse momento tão fugaz chama-se presente e tem a duração do tempo que passa.” (Mário Quintana, poeta e escritor)