PENEIRA FINA – 09/12/2021

Coluna – QUINTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 09/12/2021

ELE VOLTOU

Quem voltou à Câmara Municipal, depois de enfrentar problemas de saúde e se resguardar em casa por causa da Covid-19, foi o comendador João Alberto Caparroz, um dos grandes ícones catanduvenses. Ele já reassumiu seu cargo de assessor técnico no Legislativo e marcou presença na sessão ordinária na última terça-feira, recebendo dos organizadores do 1º Samba Solidário uma singela homenagem com a entrega de um troféu.

RÁDIO X BASQUETE X CARNAVAL

João Alberto foi proprietário da primeira rádio FM da cidade, jogou basquete, patrocinou e foi presidente do time de Basquete Feminino, construiu o Clube Recreativo Higienópolis e foi Presidente da Aesca (organização de carnavais). Na década de 90, saiu candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Luís Pereira, além de muitas outras atividades. Atualmente, é ligado ao quadro de funcionários da Câmara.

MOÇÃO DE REPÚDIO

O vereador Maurício Gouvea (PSDB) apresentou verbalmente na sessão da Câmara uma moção de repúdio ao humorista Léo Lins, relatando o vídeo que o comediante fez. Ao abrir sua moção para os demais vereadores subscreverem, recebeu o apoio de Alan Marçal (Progressistas), Luís Pereira (PSDB), Nelson Tozzo (PDT) e Patrick Camelo Rolim Cesar (Republicanos). A moção foi aprovada por unanimidade, mas não foi assinada por todos.

MOÇÃO DE APOIO

A vereadora Taise Braz e o vereador Marquinhos Ferreira, ambos da bancada petista, realizaram moção de apoio e solidariedade às munícipes Beatriz Ribeiro e Raíssa Furlan, que receberam tratamento hostil em uma choperia em Catanduva. “Não podemos deixar de nos posicionar, mediante qualquer prática excludente, opressora e preconceituosa. Estamos sob uma Constituição que rege igualdade entre as pessoas, porém na prática, não vivenciamos esses valores”, destacou a nobre edil, que também recebeu apoio dos vereadores Maurício Gouvea e Alan Marçal. A moção de apoio também foi aprovada por unanimidade.

EM DEFESA

Ao usar a tribuna nas Explicações Pessoais, o vereador Maurício Gouvea disse defender sempre a causa LGBT e usou a frase “quem nunca errou, que atire a primeira pedra”, para depois pedir paz, dizendo para não crucificar e não atirar pedras no comerciante Tio Edson, elogiando o mesmo.

VAPT-VUPT

Foi muito rápido. Quem já voltou ao trabalho, com baterias recarregadas, foi o assessor parlamentar na Câmara, Rodrigo Cristiano Genoves, o popular Cebola. Ele foi nomeado através da Portaria nº 148, de 1º de dezembro. Registrado!

AUDIÊNCIA ESPORTIVA

Hoje, a partir das 19 horas, será realizada no Teatro Municipal Aniz Pachá uma audiência pública com a finalidade de analisar o ano esportivo de 2021 e discutir propostas para o ano de 2022. É aguardada a presença de representantes de mais de 40 modalidades desportivas de Catanduva. A Audiência Pública do Esporte permitirá três minutos de fala para o integrante da modalidade esportiva que estiver em pauta no telão por ordem alfabética.

CASA ANIMAL

A primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara de Catanduva, vereadora Ivânia Soldati (Republicanos), solicitou ao Executivo a instalação de uma Casa Animal no município. A meta é oferecer atendimento médico veterinário para pets (cães e gatos) de moradores que não tenham condições de pagar pelos serviços. O pedido de instalação da Casa Animal foi lido na sessão da última terça-feira, por meio de um requerimento de autoria da vereadora. O documento foi encaminhado ao prefeito Padre Osvaldo (PSDB).

CORPO MOLE

Essa nota foi publicada pelo colunista político Cláudio Humberto: “Políticos tucanos de vários Estados atribuem ao presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, a única derrota de João Doria nas prévias de sábado (21). Dos quatro grupos de votação, o governador de São Paulo perdeu apenas entre os vereadores tucanos. A missão de Vinholi era exatamente de localizar e cuidar do voto dos vereadores do partido. Questionado, Vinholi disse que “a pergunta está direcionada para o local errado” e que cuidou só da campanha no Estado, nas prévias.”

MENTIU

Viraliza nas redes sociais uma entrevista em vídeo em que Lula, o mitômano, afirma que ele e o irmão criaram o Náutico do Recife. O “cumpanheiro” mais uma vez faltou com a verdade e não sabe que, fundado em 1901, o time completou 120 anos.

NOVO PRESIDENTE DO TCE-SP

O conselheiro Dimas Ramalho foi eleito, ontem, para a presidência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Esta será a segunda vez em que ele presidirá a corte - seu primeiro mandato foi exercido em 2016. Ramalho será responsável pela gestão do órgão de controle externo da administração pública paulista em 2022. Ex-deputado federal e estadual, Ramalho já foi secretário estadual de Habitação de São Paulo e secretário municipal de Serviços da capital.

A FRASE

“Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza.” (Oscar Wilde, dramaturgo, escritor e poeta irlandês)