PENEIRA FINA – 08/01/2022

Coluna – SÁBADO

PENEIRA FINA – 08/01/2022

DANÇA DAS CADEIRAS

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) resolveu fazer uma dança das cadeiras em sua administração, depois de um ano de mandato, realizando mudanças de cargos e pessoas.

GERENTE DE TURISMO

A secretária municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Maria Cristina Pinheiro Sanches, foi exonerada do seu cargo e assume, a partir de agora, a vaga de “Gerenciador Municipal de Turismo”, ou seja, vai ser Gerente de Turismo. O cargo estava vago desde junho do ano passado, quando o pastor Lucas Martins, que era titular da pasta, pediu exoneração. As portarias foram publicadas na edição de ontem do Diário Oficial do município.

CASTIGO?

Na esquina do pecado, as línguas de plantão questionavam se o cargo de Gerente Turismo seria uma promoção ou um castigo. Ou como dizem: será que foi colocada na marca do pênalti???

NOVO SECRETÁRIO

O agora ex-diretor do Departamento de Trânsito, João Paulo Machado, também foi exonerado do seu cargo, porém, por um bom motivo. Ele foi nomeado o novo Secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, cargo que já foi ocupado pelo saudoso José Garcia, que realizou grandes e profundas mudanças no trânsito catanduvense, sendo, na época, amado por alguns e odiado por muitos munícipes.

NOVO DIRETOR

E para quem pensa que acabou, ainda tem mais. O funcionário Leandro Vamberto Gallani, que ocupava o cargo de Diretor do Departamento de Planejamento, foi exonerado, deixando vaga essa função. Gallani foi nomeado novo Diretor do Departamento de Trânsito, função que já estava exercendo, e agora foi devidamente regularizado.

AVALIADOS

Segundo a coluna pode apurar, as mudanças realizadas pelo prefeito foram feitas através da avaliação dos resultados do primeiro ano, analisando a parte técnica e a versatilidade dos comandados.

CASOS CONFIRMADOS

Ontem, a prefeitura divulgou o Boletim SEMANAL do Coronavírus, informando que a cidade está há 53 dias sem registrar mortes por Covid-19. Porém, em uma semana, os casos positivos saltaram de 18.660 para 19.315, ou seja, 655 casos confirmados. A enfermaria do hospital Emilio Carlos apresenta 90% de ocupação, enquanto a UTI está com 70% ocupada. Números que colocam em estado de alerta a população.

BOLETIM DIÁRIO

Não seria o caso de repensar a divulgação do Boletim do Coronavírus? Voltando a ser diário, para que a população possa acompanhar e monitorar a taxa de ocupação dos hospitais e dos novos casos de Covid-19. Fica a dica.

AUMENTO DE PACIENTES

Em reportagem nesta semana, a TV Tem Rio Preto informou que a UPA Catanduva atendia, em dezembro, uma média de 90 pacientes por dia. Na primeira semana do ano, o número saltou para 250 atendimentos. A matéria entrevistou diversos pacientes, que reclamaram da demora do atendimento. E o mais interessante é que as informações não foram questionadas por setores da Secretaria da Saúde, não colocando em dúvida a declaração dos munícipes.

MONITORANDO....

A Secretaria da Saúde divulgou comunicado à população informando que “monitora o aumento na procura em todos os serviços de saúde da rede municipal. A situação tem gerado tempo maior de espera para o atendimento. A maioria dos casos é de pessoas com sintomas gripais e os casos classificados como leves, até o momento. Inicialmente todos os casos são registrados como suspeita para Covid-19, respeitando o protocolo do Ministério da Saúde. Diante disso, a Secretaria tomou providências, como a ampliação da equipe da UPA, e todas as Unidades Básicas de Saúde se tornaram pontos de atendimento para Síndrome Gripal, além da própria UPA.”

CONTANDO HISTÓRIAS

Para ter um pouco de cultura em você, hoje, o Sesc Catanduva realiza contação de histórias com o 'De Malas Prontas: Viagem ao Brasil em 4 Histórias', que aborda as narrativas de todas as regiões do país. A atração é gratuita e aberta ao público a partir das 15 horas, na Praça da Mangueira da unidade.

PATRULHA

Deputada estadual campeã de votos (inclusive em Catanduva), Janaina Paschoal (PSL) ficou indignada e disse se sentir na “época da Inquisição”. Segundo ela, jornalistas pediram ao Twitter que cancelasse seu perfil. “Quem eu ofendi? Que crime incitei?”

ATESTADO

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta pode reduzir o isolamento para pessoas assintomáticas com Covid de dez para cinco dias. Ao falar sobre essa possibilidade, o ministro citou que o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) já deu essa recomendação.

A FRASE

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” (José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro)