PENEIRA FINA – 07/10/2021

Coluna – QUINTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 07/10/2021

MEIO SÉCULO

Hoje, o Jornal O Regional está completando 50 anos de existência. Já se passou meio século de notícias de Catanduva e região. Um veículo de comunicação que sempre esteve na vanguarda do jornalismo catanduvense. Enquanto muitos jornais do Brasil e do mundo encerraram sua circulação, O Regional se mantém até hoje com o seu impresso, graças ao empenho do Grupo Gerson Gabas de Comunicação, e de sua diretora-presidente, Marina Gabas.

ON LINE

Com o avanço da internet no final da década de 90, O Regional saiu na frente e, no início do século XXI, emplacou sua edição on-line. O lançamento do site foi marcado por um jantar com autoridades e diversas pessoas de destaque na sociedade e o show-surpresa do hipnólogo uruguaio Fábio Puentes.

ETERNOS

Pelas páginas do Jornal O Regional, muitos catanduvenses marcaram o seu nome, na passagem pela redação deste matutino. Lecy Pinotti, responsável pela primeira “charge”, na capa em 1971 e também pela redação. Além dele, não tem como não lembrar de Sérgio Dias, o “Lobão”, um professor para muitos iniciantes no jornalismo da cidade e que tinha um enorme prazer em escrever esta coluna, na qual ele chamava carinhosamente de “Pererinha”. E lógico, sem esquecer, dos memoráveis Editoriais que o atuante Gerson Gabas fazia questão de escrever diariamente.

SAUDADES

Hoje, apagando a velinha de 50 anos, também homenageamos outros jornalistas e colunistas que deixaram um pouco de si entre nós e os amigos leitores: o palmeirense Joselino Gonçalves e o seu Registro; Hélcio Sampaio e a coluna De Olho no Mundo, as colunistas sociais Carmy de Freitas e Leni Braga e os saudosos Sérgio Mesquita, Oliveira Lima e Carlos Tupinambá. Só podemos dizer: Saudades!

CAINDO DO TELHADO

Na manhã de ontem, ocorreu um acidente na Escola Municipal de Ensino Fundamental José D’Oliveira Barreto. De acordo com a ocorrência da Guarda Civil Municipal, um funcionário de empresa terceirizada subiu no telhado de uma sala de aula em atividade, para averiguação, momento em que uma telha quebrou e ele simplesmente despencou dentro da classe. Com o impacto, uma aluna de 8 anos acabou atingida por um pedaço de madeira, sofrendo escoriações no braço e corte superficial na cabeça, sendo socorrida pelo Samu e levada ao hospital, e passa bem. O funcionário da empresa (que não é o Homem-Aranha) sofreu escoriações leves, além do susto que tomou.

LAMENTÁVEL

Na tarde de ontem, a Prefeitura soltou nota lamentando o ocorrido e informando que a secretária de Educação, Cláudia Cosmo, compareceu à escola e manteve contato com a mãe da criança. Segundo a Prefeitura, o local será alvo de vistoria por equipe técnica da municipalidade. As atividades na escola estão em andamento, porém na parte externa do prédio, com os alunos em segurança. Um fato lamentável e que não pode se repetir.

DOIS PROJETOS

Na sessão de terça-feira da Câmara de Vereadores de Catanduva, dos projetos que estavam na Ordem do Dia, somente dois foram aprovados em segunda discussão e três projetos receberam pedido de vistas por 10 dias.

“SINE DIE”

O projeto nº 80/2021 de autoria do vereador Marquinhos Ferreira (PT), tratava sobre a gratuidade de estacionamento em shopping centers, supermercados, lojas de departamentos, galerias, hospitais, funerárias e agências bancárias, pelo período de duas horas, e estava para ser discutido desde maio deste ano. As comissões que analisaram o projeto pediram adiamento “sine die” (sem data para ser votado) e o pedido foi reafirmado pelo autor do projeto, sendo aprovado por unanimidade. Ou seja, o projeto foi engavetado e será “esquecido”.

DERRUBADO

Não era necessário ser nenhuma Mãe Dinah para saber o que iria acontecer. O veto do prefeito municipal ao Projeto de Lei nº 087, de autoria do vereador Marquinhos Ferreira, que dispõe sobre a anistia total do banco de horas negativo dos servidores e empregados públicos, foi derrubado pela maioria dos vereadores. O vereador Nelson Tozzo (PDT) se absteve de votar, como fez nas votações do projeto em primeira e segunda discussões. Depois dessa, fica a pergunta: aonde estaria a união da “tropa celestial”?

VISTAS

Dois projetos vindos da Prefeitura, sendo o primeiro que possibilita o Executivo Municipal a celebrar convênio com o estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública, e o segundo que instituiu o Plano de Carreira, Vencimentos e Salários dos Profissionais da Educação Básica da Secretaria de Educação, receberam pedido de vistas por 10 dias do vereador Marquinhos Ferreira (PT). Segundo o edil, seria para uma melhor análise, mas na “esquina do pecado”, dizem que também foi para dar o troco, já que muitos projetos dele também receberam pedidos de vistas. Será???

CHAPA COMPLETA

A Rede Sustentabilidade quer lançar chapa completa em São Paulo para a disputa das eleições de 2022, com 71 candidaturas para deputado federal e 95 para estadual. Será que consegue o preenchimento de todas as vagas?

A FRASE

“Os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer.” (Carlos Drummond de Andrade, poeta)