PENEIRA FINA – 05/09/2021

Coluna – DOMINGO

PENEIRA FINA – 05/09/2021

TENSO

Faltam dois dias para o 7 de setembro, e para os atos a favor ou contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. O clima vai ficando tenso e as discussões cada vez mais acaloradas. Uma situação que não tem como prever, o que irá acontecer. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos indica que vai acompanhar as manifestações e qualifica a situação brasileira de "preocupante". Como diria aquela música: “como será o amanhã, responda quem puder...”

DOIS GRUPOS

Em Catanduva, existem dois grupos pró-Bolsonaro. Um é comandado pelo empresário e ex-candidato a prefeito Ricardo Rebelato e o outro é capitaneado pelo empresário João César Moraes. Ambos realizaram grande movimentação durante as duas semanas anteriores, oferecendo transporte para conduzir até o ato de terça-feira, na avenida Paulista, em São Paulo.

BUSÃO

A coluna entrou em contato com os dois grupos. A turma de Moraes, confirmou a saída de quatro ônibus de 46 lugares cada. Já a parceria de Rebelato com a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva, deverá partir um ônibus de 55 lugares e um micro-ônibus com 25 pessoas. Detalhe: Rebelato ofereceu ônibus “free”, ou seja, grátis, sem custo para os bolsonaristas.

COMÉRCIO

Enquanto muitos estarão indo aos atos de sete de setembro, outros estarão trabalhando. O Sincomércio informa que no feriado nacional, o comércio catanduvense funcionará das 9h às 13h, de acordo com as empresas que solicitaram o acordo para o funcionamento.

SUSPENSO

Através do decreto nº 8.123, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, o prefeito padre Osvaldo (PSDB) suspendeu o Ponto Facultativo, amanhã, dia 6 de setembro de 2021, para os profissionais que atuam nos três pontos estratégicos da vacinação do Covid-19 (Secretaria Municipal de Saúde; 'Drive-Thru' do Recinto de Exposições 'João Zancaner' e do Instituto Federal.

ABSOLVIDO

Se aqui tem o 'Clube dos 13', em Rio Preto prevalece o 'Clube dos 17'. O Conselho de Ética da Câmara de Rio Preto absolveu o vereador Anderson Branco (PL) pela postagem homofóbica feita em suas redes sociais, em julho deste ano. A comissão foi formada pelos parlamentares Bruno Moura (PSDB), Celso Peixão (PSB) e Cabo Júlio Donizete (PSD), sendo que este último explicou que cabe à Justiça apurar se houve crime homofóbico na publicação.

BOM ASTRAL

Leitora entrou em contato com a coluna, para elogiar a página 4 da edição de ontem, sábado. Segundo a leitora, as matérias relativas a um grupo de apoio, a ajuda com doações e o aumento de vendas, “deixam a gente com bom astral, demonstrando que o nosso país tem jeito sim”. Tá dado o recado.

APOIO

E aproveitando, vale destacar a matéria que deu enfoque ao projeto 'Facilita, Mana'. Desenvolvido por jovens profissionais catanduvenses (advogadas e psicólogas), com amplo uso das redes sociais, o projeto oferece apoio a orientação a mulheres que sofrem violência doméstica. O grupo está com inscrições abertas para formar uma nova turma de orientação e apoio. A entrevista completa com algumas integrantes do 'Facilita, Mana', você pode conferir na página de O Regional, no Facebook, na aba Vídeos. Leia aqui e confira lá!

ADULTERADO

O Procon-SP autuou 17 postos de combustíveis suspeitos de comercializar o produto adulterado em Rio Preto. As autuações foram feitas durante o cumprimento da Operação Fraude Zero, realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Ao todo, 28 estabelecimentos foram fiscalizados. Além das autuações, 29 irregularidades foram constatadas. Enquanto isso, em Catanduva...

HORÁRIO DE VERÃO

Os shoppings centers vão se unir ao movimento que pede a volta do horário de verão. Glauco Humai, presidente da Abrasce, associação que reúne os centros comerciais, diz que a medida é necessária neste momento de agravamento da crise hídrica. Os empresários argumentam que o horário de verão promoveria alguma economia de energia e permitiria estender o funcionamento de atividades ligadas ao lazer, ajudando os negócios mais afetados pela pandemia. O horário de verão foi extinto por decreto em abril de 2019. E você, é a favor ou contra o horário de verão?

HOMOFÓBICO?

O ex-presidente da Câmara dos Deputados e secretário estadual do governo paulista, Rodrigo Maia (sem partido), disse na última sexta-feira acreditar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria homossexual, mas que não teria coragem para se assumir. Em entrevista ao podcast 'Derrete Cast', ele falou que o motivo de Bolsonaro não se sentir à vontade para falar sobre a suposta orientação sexual é devido à formação militar. Uma pergunta fica no ar: agora não vai aparecer nenhum grupo de apoio, acusando Maia de declaração homofóbica???

A FRASE

” A inveja é um tipo de cegueira, ela é a dor pelo sucesso alheio” (Leandro Karnal, escritor, professor e historiador)