PENEIRA FINA – 03/08/2021

Coluna – Terça-feira

PENEIRA FINA – 03/08/2021

O RETORNO
E não é só as aulas presenciais que retornaram neste mês de agosto. Hoje, a partir das 15:00 horas, retornam as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Catanduva. Na pauta da 23ª sessão ordinária, três projetos de lei em primeira discussão, e um projeto de lei para ser votado em segunda discussão, além da discussão única de três vetos do prefeito padre Osvaldo a projetos de lei aprovados pelos nobres edis.

VETOS
A discussão única dos vetos do prefeito é quase uma novela. Os vereadores aprovam os P.L, mesmo tendo consciência que poderão ser vetados. Quando são enviados para a Prefeitura, o Jurídico observa alguma falha, e solicita o veto do prefeito. Volta para a Legislativo, e os vereadores na maioria das vezes, derrubam o veto e o presidente da Câmara promulga a lei. A Prefeitura ingressa com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, a conhecida ADIN, consegue uma medida liminar e suspende a eficácia da lei.

VETOS – II
Na hora de validar os vetos do Executivo, a “tropa celestial” (vereadores que dão a base de sustentação ao prefeito) desaparece e fala mais alto o “clube dos 13”.

LIBERANDO
Na última sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial o decreto nº 8.095, flexibilizando um pouco mais as medidas transitórias e restritivas. Como exemplo, desde domingo, bares, lanchonetes, restaurantes e similares, podem ter consumo no local, com atendimento ao público até a meia-noite. O decreto vigora até o dia 16 de agosto.

ELOGIOS
Enquanto alguns reclamam, outros são só sorrisos e alegria. É o caso do vereador Maurício Gouvêa, que usou as suas redes sociais para elogiar o trabalho da equipe do jornal O Regional, e também por seu primeiro lugar no pódio legislativo. “Este primeiro lugar é de todos, pois toda a Câmara Municipal aprovou cada um dos projetos e vem contribuindo muito pra o desenvolvimento de Catanduva, afinal uma Câmara produtiva e antenada aos anseios da população, só traz frutos para nossa cidade”.

DE NOVO FRIO?
Para quem já estava guardando os casacos, depois do frio da última semana, vem uma péssima notícia… São previstas a passagem de três frentes frias neste mês de agosto: dia 5, dia 18 e uma terceira na última semana. Até o momento as previsões indicam que a primeira frente fria deve provocar mais chuva e a segunda deve trazer uma massa de ar frio mais intensa. Ou seja, coloca logo as blusas para serem lavadas e limpas....

PALESTRA
Amanhã, às 19:00 horas, o Conselho da Mulher Empresária irá receber de forma on-line, o palestrante Ermelindo Espíndola, especialista em gestão de loja, empresário, consultor e palestrante, com mais de 30 anos de experiência no varejo. A palestra é gratuita e pode ser acessada pelo Google Meet, no seguinte link: https://meet.google.com/xrr-cmor-msn

CONTINÊNCIA
O Governo de São Paulo nomeou 1.387 soldados de 2ª classe aprovados em concurso público. As nomeações foram publicadas na edição do último sábado no Diário Oficial do Estado (DOE). A próxima etapa será a posse dos nomeados, o que deve ocorrer dentro de 15 dias. Em seguida, os soldados iniciarão o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados, com um ano de duração. Após a formação, os novos policiais serão designados para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo de todo o Estado.

LOBO ARTICULADOR
No momento em que as pesquisas indicam alta intenção de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições de 2022, o ex-ministro, ex-gerrilheiro, José Dirceu (PT), todo-poderoso no início do primeiro governo petista, retomou as articulações políticas e tem realizado encontros com sindicalistas, prefeitos e caciques partidários.

BLÁ BLÁ BLÁ
Nos últimos meses, o petista José Dirceu – que é condenado da Lava Jato e tem os direitos políticos suspensos - se reuniu com a cúpula da Força Sindical, com o ex-presidente José Sarney (MDB), com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e com o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, entre outros.

FICAM FORA
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou durante debate sobre as reformas política e eleitoral que “a cláusula de barreira vai tirar oito ou nove partidos nesta eleição (2022)”.

TESTAMENTOS
Durante os primeiros cinco meses deste ano, os cartórios de notas do país registraram 13,9 mil testamentos, o maior número desde 2010, primeiro ano do levantamento. Antes disso, o recorde fora em 2017, com 12,3 mil testamentos até maio. Segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), considerando o “ano pandêmico” de julho de 2020 a junho de 2021, foram registrados 37 mil testamentos, crescimento de 23% em relação aos 30 mil feitos de julho de 2018 a junho de 2019.

A FRASE
“Alegre era a gente viver devagarinho, miudinho, não se importando demais com coisa nenhuma.” (Guimarães Rosa, escritor)