PENEIRA FINA – 01/10/2021

Coluna – SEXTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 01/10/2021

DESCASO

Abrimos a coluna hoje com aplausos a Maria Rosa Buzo Tudes e seu marido Aparecido Donizeti Tudes pela coragem de realizar uma denúncia mostrando o descaso que está a Saúde catanduvense e principalmente o atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento de Catanduva – UPA . Baseado em qual medicina, um médico (??) encaminha o paciente para a casa e pede para tomar bastante água e só. Sem nenhuma receita, sem nenhum medicamento e a pessoa evacuando sangue. Tá de sacanagem???

PARA INGLÊS VER

E desculpe a sinceridade, mas de nada adianta mostrar o prefeito visitando o UPA e dizendo que o atendimento está excelente. A verdade é que não está. As reclamações ocorrem diariamente na redação do jornal e também nos gabinetes dos vereadores. O que é mostrado em vídeo, com certeza, é para “inglês ver” e não condiz com a realidade dos fatos.

DEMORA

Além do jogo de vai e vem (UPA e postinho de saúde), vale destacar a demora que ao que tudo indica parece estar “institucionalizada”, ou como diria atualmente, fazendo parte do “protocolo de atendimento”. Mais de 10 horas e a necessidade de o acompanhante ter que pedir ajuda em voz alta, ou como dizem no popular, ter que fazer escândalo para ser ouvido. Já teve paciente, que mesmo com algum problema de saúde, levantou e foi embora da UPA, pois observou que foi “esquecido” na maca. O munícipe não merece esse tipo de tratamento.

BOCA NO TROMBONE

Temos muito mais Marias e Aparecidos passando pelos mesmos e também outros tipos de problemas. São Anas, Josés, Joãos, e tantos outros que deveriam realizar denúncias, para que as autoridades não fiquem apenas no belo discurso, mas que tenham atitudes fortes para resolver os problemas.

LEMBRETE

Atualmente, a UPA é administrada pela Organização Social Mahatma Gandhi. A baixa de funcionários, noticiado recentemente, parece que está impactando no atendimento ao público. Mas a responsabilidade é compartilhada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde. Precisamos parar de analisar números, planilhas e estatísticas e pensar em pessoas. O atendimento humanizado não pode ficar apenas no discurso ou em uma placa, tem que ser colocado em prática.

LEGISLATIVO

Vereadores como Maurício Gouvea (PSDB), Marquinhos Ferreira (PT) e Carlos Alexandre Gordo do Restaurante (PSDB) criticaram, na tribuna, a Saúde municipal e a secretária da pasta, Cláudia Monteiro, mas não citaram o atendimento desenvolvido pela O.S. na UPA. E os outros vereadores? Qual seria a opinião dos nobres edis?

JABUTI

Recentemente, tivemos na cidade a história do jabuti (um “quase primo” da tartaruga) que foi encontrado na rua e adotado por um comerciante. Dizem as “más-línguas” que o coitado do jabuti estava na fila de espera do atendimento da UPA...

ANTECIPADO

O prefeito padre Osvaldo divulgou ontem, nas redes sociais e pelos aplicativos de mensagem, que estará antecipando o pagamento dos funcionários públicos municipais para hoje, dia 1º de outubro. Também estarão liberados os créditos do cartão alimentação. Os servidores municipais agradecem.

PASSADO

E lembrar que já teve prefeito em sua gestão que chegou a pagar o funcionalismo público com cerca de 20 dias de atraso. Era um desespero só...

STRIP-TEASE

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou irregulares na última terça-feira as contas da Câmara Municipal de Iacanga (cidade próxima de Ibitinga) por, entre outros motivos, gastos de dinheiro público pelos vereadores em uma casa noturna na capital. Em duas ocasiões, em 2017 e 2018, os vereadores solicitaram verba de adiantamento para cumprirem agenda na capital. Em ambas as ocasiões, gastaram parte do dinheiro no Bamboa 222, onde acontecem shows de pole dance e strip-tease. Será que eles estavam aprendendo a rebolar na política? Se a moda pega....

TUDO JUNTO

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo está realizando nesta semana um evento para 4.000 diretores na estância climática de Serra Negra. A convocação dos profissionais foi feita no Diário Oficial no sábado. O evento, que teve início na quarta-feira e encerra-se hoje, discute o Novo Ensino Médio, mas até o momento não apresentou novidades aos profissionais. Segundo diretores presentes no local, não haveria necessidade da reunião presencial, e poderia ser feito através de uma “live”. Distanciamento social não está fazendo parte do protocolo do evento. O jeito vai ser colocar os diretores “de castigo” e isolamento…

ACORDO RUIM

O PT almeja um acordo com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para evitar um embate direto de forças —concentrando esforços na meta comum de derrotar tanto Jair Bolsonaro para presidente quanto o grupo de João Doria (PSDB) para o governo de São Paulo. Poderá haver um acordo de boa vizinhança com Fernando Haddad, que pode ser o candidato do PT ao governo de SP, e os dois centrariam fogo no grupo de Doria —com compromisso de apoio no segundo turno, caso um dos dois fique fora da disputa. A política é dinâmica, mas caso Alckmin venha fazer algum tipo de acordo seria um tiro no pé…

A FRASE

“Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida” (Sigmund Freud, o conhecido “pai da Psicanálise”