PENEIRA FINA – 01/08/2021

Coluna - Domingo

PENEIRA FINA – 01/08/2021

PENEIRA FINA – 01/08/2021 – Domingo

ESQUECIDAS
Em vários pontos da cidade, podemos observar que existem placas de obras “esquecidas” pela administração anterior e não retiradas nesta atual administração municipal, deixando uma poluição visual na cidade, e necessitando, como diz no popular, “fazer um limpa”. Um dos exemplos é a placa das obras da Galeria de Águas Pluviais na rua Antônio Girol, que tinha o término previsto para maio de 2019, e lógico, foi prorrogada. Mas depois da obra realizada, a placa ficou lá. Para ajudar a Prefeitura, a gente passa o endereço da placa da foto: avenida Daniel Soubhia esquina com Antônio Girol.

TROCA DE MEDALHA
Não é só na Olímpiada que existem trocas de medalhas. Leitor entrou em contato com a coluna para reclamar de uma injustiça: o vereador Marquinhos Ferreira (PT) não teria o total de 10 projetos e sim 11. Para a coluna, a pesquisa foi realizada na primeira semana de Julho, no fechamento do semestre e ao averiguar novamente ontem, observamos a mudança e o acréscimo de mais um projeto de lei, empatando com a vereadora Taise Braz (PT). Como Ferreira tem mais requerimentos (187 x 124), é justo a correção.

3º COLOCADO
Já dizia o provérbio: dai a César o que é de César. A medalha de bronze, da nossa terceira colocação vai para o edil Marquinhos Ferreira (PT). Muda o nome, mas continua na mesma base partidária.

02º COLOCADO
O atual presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli Rocha (PDT) leva a medalha de prata do nosso pódio legislativo. Begalli apresentou no primeiro semestre 13 projetos de lei, além de 59 requerimentos, e 124 indicações. Uma detalhe que chama a atenção, que o edil seria o campeão de moções: foram 100 realizadas, totalizando 296 proposições. Gleison, além de presidir a Casa de Leis, é considerado o líder da “tropa celestial”, grupo de vereadores que dá base de sustentação ao Executivo.

01º COLOCADO
E no lugar mais alto do pódio, quem recebe a medalha de ouro é o vereador Maurício Gouvêa (PSDB), que está em seu segundo mandato. Ele apresentou 11 projetos de lei e três projetos de lei complementar, em um total de 14 projetos. Realizou 49 requerimentos, quatro moções e oito indicações, totalizando 75 requerimentos, mas foi o edil que mais apresentou projetos no primeiro semestre e ocupa a primeira colocação do nosso pódio.

CAMPEÃO DA TRIBUNA
Se fosse para avaliar quem seria o “Campeão da Tribuna”, ou seja, o vereador que mais ocupou a tribuna Carlos Machado, para falar e discursar, seria um páreo duro, pois haveria um grande empate entre Maurício Gouvêa, Gleison Begalli, Marquinhos Ferreira, Alan Figueiredo e Luís Pereira, só para destacar alguns. Agora se fizemos ao contrário, quem menos usou a tribuna....

FUI PRESIDENTE
O servidor público municipal e conselheiro da saúde, Orivaldo Lima, o conhecido Bicudo, entrando em contato com Peneira Fina, para informar que também foi presidente do Conselho Municipal de Saúde em 2017 e 2018. Questionado se iria sair candidato novamente, disse estar analisando os possíveis candidatos. Tá registrado!

QUASE IGUAL
Tem quase 28 mil inscritos o canal oficial do petista Lula no Telegram, aplicativo seguro de mensagens diretas. O canal do presidente Jair Bolsonaro tem 797 mil, quase trinta vezes mais. Uma pequena diferença....

EDUCAÇÃO
O governo paulista anunciou o fim do limite de 35% de alunos nas escolas. Agora, as instituições de ensino básico poderão atender os estudantes de acordo com seu espaço físico, tendo de respeitar apenas a regra de distanciamento de 1 metro —antes, esse distanciamento exigido era de 1,5 metro. As instituições de ensino superior e técnico também poderão voltar a receber alunos a partir de amanhã, 02 de agosto, com até 60% da capacidade.

MOTOCICLISTA
Ontem, o empresário Ricardo Rebelatto (PP) foi até Presidente Prudente participar da “motociata” em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Fez questão de divulgar nas redes sociais.

NO ALVO
No primeiro semestre de 2021, 76.329 novas armas de fogo entraram em circulação no País. A Polícia Federal liberou a civis o equivalente a 419 unidades por dia, com destaque para MG, RS e SC. O volume representa crescimento de 67% ante os primeiros seis meses do ano passado. É a maior taxa em pelo menos 13 anos, uma marca da gestão de Jair Bolsonaro, defensor de maior acesso a armas.

A FRASE
“Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.” (Mário Sérgio Cortella, filósofo e escritor)