Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em local insalubre

Ação foi acompanhada pela vereadora e veterinária Ivânia Soldatti

Patrulha Ambiental resgata 87 porquinhos-da-índia em local insalubre

Foto: DIVULGAÇÃO - Animais foram encontrados em estabelecimento no Centro

Da Reportagem Local
Publicado em 14/01/2022

A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Patrulha Ambiental, resgatou 87 porquinhos-da-índia, que viviam em espaço insalubre, no fundo de um estabelecimento, no centro de Catanduva. A ação foi acompanhada pela vereadora e veterinária Ivânia Soldatti. O caso veio à tona por meio de denúncia de vizinhos feito à vereadora, que acionou a equipe da GCM.

A ocorrência foi finalizada na manhã desta quinta-feira, dia 13, com os animais recolhidos, inclusive o proprietário do estabelecimento colaborou com a ação. Ele relatou que comprou um casal de porquinhos-da-índia e que perdeu o controle da reprodução dos animais. Os roedores foram levados a uma clínica, onde permanecem sob cuidados médicos.

Os porquinhos-da-índia são roedores domesticados, populares como animais de estimação. De acordo com a vereadora, os animais resgatados são oriundos do Peru. Por estarem chorando muito, durante dia e noite, vizinhos não sabiam a espécie dos animais e procuraram ajuda.

De acordo com a Patrulha Ambiental, o tutor foi orientado sobre a falta de estrutura do local e reconheceu que o espaço estava sujo, sem condições de abrigar os porquinhos. A Vigilância Sanitária também esteve no local.

“A alimentação estava misturada com fezes e o local estava insalubre, totalmente desfavorável aos cuidados básicos”, avaliou Ivânia Soldati.