Novas modalidades de Pix são atrativos para o comércio, diz especialista

Empreendedores podem aproveitar ferramentas para aumentar suas vendas

Novas modalidades de Pix são atrativos para o comércio, diz especialista

Foto: DIVULGAÇÃO - Pix Saque e Troco são oportunidade para atrair novos clientes

Da Reportagem Local
Publicado em 06/12/2021

Duas novidades foram implementadas ao Pix no final de novembro: as funcionalidades de saque e de troco, que permitem que brasileiros consigam sacar dinheiro vivo em lojas e outros estabelecimentos comerciais, tal como em um caixa eletrônico. As novas modalidades podem ser uma oportunidade para beneficiar empresários, atrair clientes e alavancar negócios.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, professor Luiz Alberto Ferreira, os empreendedores devem aproveitar a situação para aumentar as vendas e apresentar seus produtos.

"Com as novas ferramentas, os clientes podem retirar dinheiro em padarias, mercados ou qualquer outro ponto comercial, é a chance de abrir seus serviços ao público", afirma.

No modo Pix Troco, o freguês informa ao vendedor que gostaria receber troco em dinheiro na compra de uma mercadoria - o total que aparece na nota do cliente é a soma do produto comprado mais a quantia solicitada.

Já com o Pix Saque, uma pessoa pode visitar o estabelecimento que ofereça a modalidade e informar o quanto quer sacar e, depois da autenticação de pagamento, recebe o valor em espécie.

"Essas novidades no sistema são ótimas para pequenos negócios, que têm a chance de inovar seu empreendimento e fechar mais vendas para melhorar o fluxo de caixa", explica Ferreira. "Os comerciantes que aderirem às ferramentas recebem uma tarifa que pode variar de R$ 0,25 a R$ 0,95, de acordo com o Banco Central (BC), por cada operação. É um modo de incentivar o serviço e ajudar nas finanças."