Moradores de Novais reclamam de poda drástica em árvores de vários pontos da cidade

Prefeitura afirmou que serviço foi feito para corrigir poda inadequada anterior

Moradores de Novais reclamam de poda drástica em árvores de vários pontos da cidade

Foto: JOSÉ ALAOR GOMES - Árvores ficaram com galhos expostos após serviço de poda

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 09/11/2021

A Prefeitura de Novais tem recebido duras críticas de moradores inconformados com a poda realizada em árvores da cidade. O serviço teria sido feito de forma drástica, configurando crime ambiental. Nos registros fotográficos recebidos pelo Jornal O Regional, é possível ver árvores com os galhos expostos em trecho próximo ao cemitério e ao velório municipal.

“A revolta tem sido grande na cidade, uma repercussão negativa. Se você analisar as árvores, elas não ofereciam risco, não estavam próximas da rede de energia, não tinham galho pesado, tinham a copa nova de outras podas e infelizmente fizeram isso, algo inadmissível pelo momento que o planeta está passando”, lamenta o comerciante e mateiro José Alaor Gomes.

Segundo ele, as árvores eram muito utilizadas pelos moradores ao final do dia, com o costume típico de cidades pequenas em que as pessoas se sentam na sombra para conversar. Uma pessoa afirmou ter reclamado ao prestador de serviço, na hora do corte, se ter tido atenção.

Questionada, a Prefeitura de Novais informou que as árvores próximas ao cemitério já haviam sofrido uma poda inadequada, de forma que sobrou o topo da copa e agora, para corrigir, foi preciso podar a parte baixa para que, ao rebrotar, as árvores fiquem na altura adequada.