Mais de 85% dos municípios monitoraram evasão escolar durante a pandemia

Secretaria de Educação de Catanduva não detalhou sua estratégia

Mais de 85% dos municípios monitoraram evasão escolar durante a pandemia

Foto: Divulgação / TCE - Aulas passaram a ser oferecidas via internet por 91% dos municípios

Da Reportagem Local

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) junto aos 644 municípios paulistas (exceto a Capital) mostra que, em 2020, 87,11% Prefeituras realizaram busca ativa escolar para combater a exclusão e garantir o direito à Educação a crianças e adolescentes.

Com as mudanças drásticas no ensino público impostas pela pandemia da Covid-19 e o agravamento da evasão escolar, 91,61% dos municípios elaboraram alguma estratégia para oferecer aulas ou conteúdos pedagógicos para os estudantes de forma on-line. 

Ao todo, 37,29% das administrações disponibilizaram plataforma digital para o ensino remoto e 95,81% afirmaram ter adotado estratégias para garantir o cumprimento do currículo e das horas letivas previstas em lei.

Em resposta ao ‘Questionário de Ensino’ aplicado pela Corte de Contas paulista, 97,46% das Prefeituras disseram ter realizado controle de quantos alunos tiveram ou não acesso às aulas e às atividades escolares. Relativamente aos estudantes que receberam o conteúdo pedagógico on-line, 95,59% dos municípios declararam ter algum tipo de controle quanto à efetiva realização das atividades. 

Um total de 74,73% das Administrações respondeu ter promovido formação dos profissionais da rede de ensino para desenvolverem as atividades a distância com os estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva confirmou ter adotado ferramentas para monitorar a evasão escolar dos alunos durante a pandemia, mas não detalhou como a sistemática funcionou, apesar de questionado pela reportagem.

ENSINO PRESENCIAL

Dos 644 municípios fiscalizados pelo TCESP, 535 deles (83,07%) declararam que a rede pública de ensino se planejou para realizar algum tipo de avaliação diagnóstica do nível de aprendizado dos estudantes quando da retomada das aulas e 155 (24,07%) estabeleceram estratégias de reposição de conteúdo. Ao todo, 513 (79,66%) fizeram planejamento para atividades de recuperação de aprendizagem.