Mais de 400 condutores de Catanduva ainda não renovaram a CNH

Documentos vencidos entre março e abril de 2020 devem ser regularizados até dia 30

Mais de 400 condutores de Catanduva ainda não renovaram a CNH

Foto: DIVULGAÇÃO - Em Catanduva, 469 motoristas devem regularizar a carteira de habilitação

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 16/12/2021

O Detran.SP alerta que ainda há 185 mil cidadãos com CNHs vencidas entre março e abril de 2020, e que devem ser renovadas até 30 de dezembro. Em Catanduva, 469 motoristas devem regularizar a carteira de habilitação, de acordo com deliberação do Contran.

Para auxiliar o cidadão a realizar o serviço, o departamento de trânsito realizou mutirão no sábado, dia 11, onde foram atendidas mais de 5 mil pessoas. A ação aconteceu em todas as 97 unidades do departamento integradas ao Poupatempo.

No próximo sábado, 18 de dezembro, haverá um segundo mutirão para atender aqueles que ainda não conseguiram fazer sua renovação.

As vagas para agendamento dos serviços foram liberadas com antecedência pelo portal, app ou totens do Poupatempo, pois é necessário que o cidadão marque horário para ser atendido. O serviço presencial é oferecido no horário habitual de cada unidade.

“Os mutirões auxiliam a população que prefere fazer o serviço presencialmente, mas é importante lembrar que pelos canais digitais do Poupatempo e do Detran.SP é possível solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de ir aos postos de atendimento. Basta apenas que ele faça o exame médico na clínica credenciada” enfatiza o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

O pedido de renovação pode ser realizado de forma online pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo de bloqueio no prontuário, como CNH suspensa ou cassada, por exemplo.

Em caso de fiscalização, se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.