Governo do Estado abre licitação para perfuração de poços nas cidades da região

Na região de Catanduva, pelo menos oito cidades serão contempladas

Governo do Estado abre licitação para perfuração de poços nas cidades da região

Foto: DIVULGAÇÃO - Perfuração dos poços vai beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 20/11/2021

Está aberta licitação para perfuração de 141 poços profundos em 125 municípios do Estado não atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp. A iniciativa faz parte do programa Água é Vida, cujo objetivo é reforçar a segurança hídrica.

A perfuração dos poços vai beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes e a previsão é de investimento de R$ 145 milhões. Na região de Catanduva, pelo menos oito cidades serão contempladas. O Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE já tem os projetos prontos e o início das obras está previsto para janeiro.

A entrega dos poços deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. O programa prevê também a construção de reservatórios metálicos com capacidade para até 200 mil litros de água junto a cada poço.

Na Bacia do Baixo Tietê, o município de Elisiário foi contemplado, além de Avanhandava, Igaraçu do Tietê, Barbosa, Itajú, Bariri, Itápolis, Bilac, Itapuí, Boa Esperança do Sul, Itirapina, Borborema, Lavínia, Borebi, Mendonça, Braúna, Mirandópolis, Brotas, Murutinga do Sul, Cafelândia, Reginópolis, Dobrada, Ribeirão, Bonito, Sabino, Guaiçara, Sales, Guaraçaí, Santo Antônio, Aracanguá, Guarantã, Tabatinga, Guararapes, Trabiju, Ibitinga e Ubarana.

Já na Bacia do Turvo Grande serão beneficiados Ariranha, Embaúba, Novais, Paraíso, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã. A lista também é composta por Américo de Campos, Olímpia, Balsamo, Parisi, Cajobi, Cândido Rodrigues, Pirangi, Cedral, Cosmorama, Severínia, Suzanópolis, Guapiaçu, Ilha Solteira, Taiaçu, Ipiguá, Taiuva, Mirassolândia, Tanabi, Monte Azul Paulista, Uchoa, Neves Paulista e Vista Alegre do Alto.

Na Bacia do Paranapanema, serão atendidos Campos Novos Paulista, Junqueirópolis, Cândido Mota, Martinópolis, Canitar, Ocauçu, Cerqueira César, Ouro Verde, Chavantes, Pacaembú, Clementina, Palmital, Dracena, Presidente Venceslau, Herculândia, Pompéia, Ipaussu, Rancharia, Irapuru, São Pedro do Turvo, João Ramalho, Tupi Paulista, Júlio Mesquita e Vera Cruz. Por fim, a Bacia da Paraíba do Sul e Litoral Norte é composta por Aparecida, Natividade da Serra, Areias, Piquete, Cunha e São José do Barreiro.

O 'Água é Vida' inclui também a revitalização de cerca de 3 mil quilômetros de cursos d’água em 260 municípios e a construção de mais duas barragens na região da bacia do PCJ - dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.