Gincana do óleo de cozinha usado é prorrogada nas escolas municipais

Objetivo é garantir que o produto tenha a destinação correta

Gincana do óleo de cozinha usado é prorrogada nas escolas municipais

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Todas as instituições de ensino da rede municipal são pontos de entrega de óleo

Da Reportagem Local

O projeto Óleo Usado no Lugar Certo, desenvolvido pela Prefeitura de Catanduva, ganhará semanas extras. A iniciativa, fruto de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, mobiliza alunos da rede municipal de ensino e será prorrogada até 31 de agosto, devido ao retorno das aulas presenciais em sala de aula.

O objetivo da gincana é garantir que o óleo de cozinha usado tenha a destinação ambientalmente correta, além de estimular que as crianças ensinem os pais, avós e tios sobre a importância desse cuidado, não só com a natureza, como também com as redes de esgoto, tendo em vista os problemas que o descarte irregular ocasiona.

Na ação, o aluno que juntar mais óleo de cozinha usado ganhará uma bicicleta e a escola um notebook. Todas as instituições de ensino da rede municipal são pontos de entrega de óleo.

Todo o material arrecadado será enviado para a 3R Indústria, responsável pela destinação ambientalmente correta. "Os vencedores serão revelados no dia 3 de setembro, data em que acontecerá a premiação do aluno e da escola ganhadora", destaca a secretária de Meio Ambiente Júlia Cassiano Wayego.

A campanha foi lançada na Semana do Meio Ambiente e contou com palestra com o biólogo da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec), Auro Silva Garcia Filho, que mostrou exemplos reais do quão é prejudicial o descarte de óleo de cozinha na pia da cozinha, por exemplo. A apresentação foi acompanhada por diretoras e coordenadoras de educação. A gincana também conta com a colaboração da Usina São Domingos.