Feriado da Independência tem ato cívico e manifestações em Catanduva

Carreata pró-Bolsonaro e Grito dos Excluídos marcaram data comemorativa

Feriado da Independência tem ato cívico e manifestações em Catanduva

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Prefeitura fez Ato Cívico e hasteamento da Bandeira Nacional

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

Autoridades civis e militares reuniram-se na praça Conde Francisco Matarazzo, em frente ao Paço Municipal, para realizar Ato Cívico e hasteamento da Bandeira Nacional em celebração ao Dia da Independência do Brasil, na manhã da terça-feira 7. A solenidade teve presença do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), vereadores, militares e dos atiradores do Tiro de Guerra.

Ao final do dia, foi realizada cerimônia para arriamento da bandeira, encerrando oficialmente a programação da Semana da Independência, iniciada pelo próprio Tiro de Guerra no dia 2.

O 7 de Setembro também foi marcado por manifestações populares. Pela manhã, uma carreata em apoio ao presidente Jair Bolsonaro cruzou a área central da cidade. A concentração ocorreu no Parque do Aeroporto e o encerramento se deu na Praça da Matriz, seguido por discursos em cima de um caminhão de som. A organização foi do empresário Ricardo Rebelato.

O 'Grito dos Excluídos' teve passeata popular na avenida Maranguape, na região dos bairros Mestrinelli e Gavioli. O movimento denunciou as exclusões de vários grupos da sociedade e criticou o governo Bolsonaro. A ação envolveu o PT, Movimento Negro e movimentos sociais.

Os catanduvenses também marcaram presença nas manifestações pró-Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo. Pelo menos oito ônibus fretados foram à capital paulista.

ELISIÁRIO

Na região, o Dia da Independência teve desfile cívico na cidade de Elisiário. A apresentação começou na escola municipal Regina Savazzi e seguiu em direção à Praça da Matriz, com participação da Fanfarra Municipal, alunos e professores da Rede Municipal. O prefeito Cássio Bertelli (PSD) e vereadores estiveram presentes.