Escolas municipais de Catanduva aderem à Avaliação de Fluência Leitora

Programa é voltado aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

Escolas municipais de Catanduva aderem à Avaliação de Fluência Leitora

Foto: DIVULGAÇÃO - A ação analisa o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 06/10/2021

As redes municipais paulistas confirmaram interesse na 1ª Avaliação de Fluência Leitora 2021. No total, 517 municípios das 91 Diretorias de Ensino, incluindo Catanduva, aderiram ao processo desenvolvido e subsidiado integralmente pela Secretaria da Educação de São Paulo.

Voltada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, a ação analisa o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante a pandemia.

Na atividade, que vai ocorrer de forma presencial entre 18 e 29 de outubro, os professores vão gravar a leitura pelo celular por meio de aplicativo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Na sequência, os áudios serão avaliados para aferir a capacidade de leitura dos estudantes.

Até 15 de outubro, coordenadores de avaliação, pontos focais das Diretorias de Ensino, diretores de escolas e equipes pedagógicas passarão por treinamento para usar a ferramenta.