Energisa identifica ligações clandestinas e recupera mais de 495 mil kWh na região

Quantidade é suficiente para abastecer 2.478 famílias durante um mês

Energisa identifica ligações clandestinas e recupera mais de 495 mil kWh na região

Foto: DIVULGAÇÃO - Equipes monitoram rede de energia e grandes varrições de consumo

Da Reportagem Local
Publicado em 26/11/2021

Faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, a Energisa Sul-Sudeste intensifica as ações de combate a furtos e fraudes de energia. Só nos 15 municípios da região de Catanduva, de janeiro ao outubro, foram recuperados 495.614 kWh de energia elétrica, quantidade suficiente para abastecer 2.478 famílias, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês. 

 No total, foram recuperados mais de 5 milhões de kWh, desviados por ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição nas cidades onde a concessionária atua.

O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, explica que, além de ser crime previsto no Código Penal Brasileiro, as irregularidades colocam em risco a segurança da comunidade, podendo causar acidentes graves e falta de energia. 

“As ligações clandestinas geralmente são feitas por pessoas que não têm conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados. Além da alta probabilidade de choque elétrico, que pode ser fatal, essa prática pode deixar milhares de pessoas, inclusive serviços essenciais, sem o fornecimento de energia”, enfatiza. 

Nesse combate, a concessionária realiza inspeções periódicas na rede de energia, com apoio de drones, verifica denúncias de fraudes e analisa as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo. Nessas fiscalizações são encontradas as ligações conhecidas como “gato de energia”, que consiste na prática de desviar ou puxar energia da rede elétrica; e ainda fraudes ou intervenções ilegais, ou seja, quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo.     

Ao identificar as irregularidades, a Energisa registra Boletim de Ocorrência e, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pode cobrar os valores retroativos, referentes ao período em que a pessoa usou a energia e não pagou. O fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao próprio sistema elétrico.  

“Nosso compromisso é distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. Porém, o combate ao furto de energia é um dever de todos, já que o custo da energia desviada acaba sendo repassado aos clientes regulares, que pagam as suas contas em dia”, esclarece Renan. 

O coordenador orienta os clientes a buscarem a Energisa para regularizar a situação. “Há outras maneiras de economizar, de forma regularizada. As pessoas podem mudar seus hábitos de consumo, se inscrever na tarifa social para obter desconto na fatura, caso preencham os requisitos do governo. Também podem procurar a empresa para negociar seus débitos. Estamos abertos para orientar no que for preciso a fim de que o cliente esteja devidamente cadastrado no sistema da companhia, recebendo energia segura e de qualidade.”

COMBATE AO CRIME 

As denúncias podem ser feitas nos canais de atendimento da Energisa e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Acesse www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia ou ligue gratuitamente para 0800 70 10 326.