Encontro sobre comércio exterior reúne mais de 200 empresários e autoridades da região

Políticos de várias siglas marcaram presença no evento realizado pela ACE de Catanduva

Encontro sobre comércio exterior reúne mais de 200 empresários e autoridades da região

Foto: Márcio Costa - Evento atraiu empresas que operam ou querem atuar no mercado internacional

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 26/11/2021

O 1º Encontro NACE de Comércio Exterior, realizado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Catanduva, reuniu mais de 200 empresários e representantes do poder público de toda a região. O ciclo de palestra que contou com os principais nomes do setor foi promovido durante toda a terça-feira, no Schettini Eventos.

Empresas que já atuam no comércio internacional e visam à expansão de seus negócios e aquelas que querem dar início a um novo momento com o foco em outros países aproveitaram o encontro para estreitar o relacionamento com as Câmaras de Comércio Exterior. Além disso, autoridades diversas e políticos de várias siglas marcaram presença no evento.

“O encontro superou as expectativas. Notamos a presença maciça dos empresários dispostos a olharem para novos negócios, aprimorarem os conhecimentos e até mesmo estreitar laços não só com as Câmaras de Comércio aqui representadas, mas com os demais empresários de diferentes setores”, afirma Marcos Escobar, presidente da ACE.

“O nosso primeiro encontro é um divisor de águas. Teve o objetivo de mostrar todo o potencial que a nossa região tem. De demonstrar que é possível ampliar as conexões e expandir o mercado para qualquer continente”, complementa.

Catanduva com seus 122 mil habitantes, ocupa a 206ª posição no ranking de exportações no Brasil e 48º no Estado. Foi responsável por movimentar US$ 200 milhões este ano.

É com base em todo esse potencial e ciente de que a região tem ainda muito mais a explorar, apresentar e desenvolver, que a associação criou o grupo NACE - Núcleo ACE de Comércio Exterior – que tem como o foco auxiliar os empresários de toda região no processo para os negócios internacionais. Orientá-los, auxiliá-los nos procedimentos, identificar o potencial dos produtos, trâmites burocráticos e muitos outros.

PALESTRAS

O encontro teve, entre os palestrantes, Damaris Eugênia, presidente do Conselho Brasileiro Empresas Comerciais Exportadoras; Miguel Lujan Paletta, presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Mercosul e Américas; João Paulo Paixão, chefe do Escritório Internacional da Dubai Chamber of Commerce & Industry no Brasil; Renato Pacheco, cônsul da Suécia; e Charles Tang, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil China.