Em protesto, moradores do Pedro Nechar exibem problemas da cidade em árvore de Natal

Foto do prefeito Padre Osvaldo ocupa local de destaque na estrutura

Em protesto, moradores do Pedro Nechar exibem problemas da cidade em árvore de Natal

Foto: FERNANDO VETERI - Entre as reclamações estão os altos valores do IPTU e da água

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 24/12/2021

Quem passa pelo Pedro Nechar, às margens da rodovia Alfredo Jorge Abdo, pode visualizar a árvore de Natal instalada pela comunidade em uma área verde. Diferente da tradicional, as “bolas” coloridas exibem problemas da cidade e do próprio bairro. A foto do prefeito Padre Osvaldo (PSDB) ocupa local de destaque na estrutura – compondo um vistoso protesto.

Entre as reclamações listadas pelos moradores estão os altos valores do IPTU e da tarifa de água no município, buracos nas ruas, mato alto e praças sujas, além da falta de empregos, de médicos na saúde pública e de opções de lazer. O sucateamento do Imes/Fafica, as compras milionárias da Prefeitura e a situação dos terrenos da Associação Bom Pastor também foram lembrados.

Outro ponto criticado pela população através da árvore natalina é a demora para a construção da 3ª faixa da vicinal, anunciada há mais de dois anos pelo governador João Doria (PSDB) – com anúncio de duplicação, mais recentemente – e da rotatória de acesso ao bairro. O dispositivo foi alvo de sucessivas promessas, inclusive por Padre Osvaldo durante a campanha política.

“Estamos cansados de entrar e sair prefeito prometendo isso e aquilo e pouco ou nada se faz, principalmente para o bairro que carece de muita coisa do poder público. Com ações desse tipo, e só assim, chamando a atenção do poder público por meio da imprensa, é que algumas demandas são atendidas”, alfineta Fernando Veteri, um dos idealizadores do manifesto.