Comandante Robinson Farinazzo Casal recebe Medalha 14 de Abril em sessão solene

Catanduvense tem alta patente e é um dos oficiais mais condecorados do país

Comandante Robinson Farinazzo Casal recebe Medalha 14 de Abril em sessão solene

Foto: DIVULGAÇÃO - Casal optou pela reserva da Marinha como Capitão de Fragata

Da Reportagem Local
Publicado em 16/12/2021

O comandante Robinson Farinazzo Casal receberá a Medalha 14 de Abril nesta quinta-feira, 16, em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Catanduva. A honraria tem autoria do presidente da Casa, vereador Gleison Begalli (PDT). O evento começa às 19 horas.

Em 1983, aos 16 anos de idade, Casal ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, concluindo três anos de curso, carimbando seu passaporte para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, no Rio de Janeiro.

Após pedir “baixa” do Exército, retornou a Catanduva, ingressando como investigador na Polícia Civil. Trabalhou em Paraíso, na Delegacia de Investigações Gerais e no distrito do Capão Redondo. Nesse período, cursou duas faculdades: História e Administração de Empresas.

Aprovado em concurso com apenas duas vagas no Brasil, Casal retornou às Forças Armadas e ingressou na Marinha Brasileira, tornando-se oficial graduado do Corpo de Fuzileiros Navais. Assumiu o Departamento de Meios Aeronavais por 8 anos, servindo com cinco vice-almirantes.

Durante esse período, o comandante Robinson recebeu 10 premiações de diferentes unidades militares, tornando-se um dos oficiais mais condecorados do país.

Brevetado como piloto, o catanduvense foi sempre bem-sucedido em todas as missões. Carrega na bagagem mais de uma centena de cursos, tendo conhecimento prático em utilização de todo o tipo de armamentos, metralhadoras, helicópteros, lutas e táticas modernas de guerrilha.

A experiência militar o gabaritou como um dos profissionais mais preparados da América Latina, ministrando palestras e cursos. Após fazer carreira nas Forças Armadas, optou pela reserva da Marinha na alta patente de Capitão de Fragata, equivalente a Coronel no Exército.

Casal é autor do livro 'As Leis de Sucesso dos Pilotos de Guerra', que enfatiza valores morais, eficiência e prontidão para ajudar aos semelhantes e servir a Pátria. Além disso, criou e administra o canal 'Arte da Guerra', com 300 mil seguidores no Youtube e milhões de visualizações.