Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que concede título de Capital Nacional do Limão a Itajobi

Se passar pela Comissão de Constituição e Justiça, entrará em vigor imediatamente

Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que concede título de Capital Nacional do Limão a Itajobi

Foto: DIVULGAÇÃO - Itajobi produz, anualmente, 900 mil toneladas de limão Tahiti

Da Reportagem Local
Publicada em 26/09/2021

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (21), o projeto de lei 8047/17, de autoria do deputado federal Roberto Alves (Republicanos-SP), que concede o título de 'Capital Nacional do Limão' ao município de Itajobi. A propositura foi feita à época por meio da vice-prefeita Catiane Cristina Garcia Betarelo, então vereadora.

O projeto foi votado nesta semana e teve parecer favorável do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que foi relator na Comissão de Cultura da Câmara seguido pelos demais membros por unanimidade.

Agora, o projeto foi encaminhado para votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde tramitará e, se aprovado, entrará em vigor imediatamente, não precisando ser submetido à aprovação do plenário.

Conforme argumentado no projeto de lei e aprovado pela CCULT, Itajobi produz, anualmente, 900 mil toneladas de limão Tahiti, correspondendo a 16,6% da produção de todo o Estado de São Paulo. Boa parte das frutas in natura segue para a exportação, principalmente para a Europa, e o suco do limão produzido na cidade é exportado também para os Estados Unidos.

Por causa da qualidade do fruto e do volume de produção, Itajobi vem se destacando no mercado, gerando renda e milhares de empregos em toda a cadeia produtiva da fruta, desde o plantio e produção, passando pelo beneficiamento e venda até a industrialização do suco.