Câmara de Itajobi tem Dança das Cadeiras e candidata do PSDB assume vaga

Fraude à cota de gênero resulta em cassação de mandato e de diplomas

Câmara de Itajobi tem Dança das Cadeiras e candidata do PSDB assume vaga

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Câmara terá retorno de Rosângela Gomes para seu segundo mandato

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 16/12/2021

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em julgamento realizado no dia 22 de novembro, manteve a decisão da 79ª Zona Eleitoral - Novo Horizonte que, em virtude de fraude à cota de gênero cometida pelo MDB, determinou a cassação do mandato de vereador de Luis Roberto Sperandio, eleito em outubro do ano passado para a Câmara de Itajobi.

Também foram cassados os diplomas dos suplentes Eloisa Gradela, Kátia Camilo Gimenez Galante, Pablo Adalberto Zirondi e Eugenio Luiz Galante, bem como anulados os votos recebidos pelos candidatos nas eleições de 2020 – motivando a recontagem de votos pela Justiça Eleitoral. A decisão declarou ainda a inelegibilidade de Kátia Camilo Gimenez Galante.

O artigo 10 da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições, estabelece que partidos ou coligações deverão preencher suas vagas de candidatura com “o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”.

De acordo com o relator do TRE-SP, ficou comprovado que Kátia teve sua candidatura registrada pelo MDB do município de Itajobi apenas para preenchimento das cotas de gênero exigidas pela legislação eleitoral, já que fez campanha para outro candidato e não obteve nenhum voto.

O reprocessamento dos votos na 1ª Junta da 79ª Zona Eleitoral de Novo Horizonte, presidida pela juíza Marina Miranda Belotti Hasmann, foi finalizado na terça-feira, 14, com a totalização do resultado das Eleições Municipais de Itajobi, que trouxe um novo nome na composição da Câmara: Rosângela Aparecida Gomes, agora reeleita pelo PSDB com 304 votos válidos.

Nas redes sociais, Rosângela celebrou a conquista, que foi oficializada bem na data de seu aniversário. “Quero agradecer a Deus por, no dia de hoje, ter me dado esse lindo presente! Fui diplomada oficialmente vereadora de Itajobi, além de Deus, quero agradecer também a todos que torceram e depositaram sua confiança em mim! Podem ter certeza que nos próximos 3 anos farei o melhor por Itajobi, assim como fiz no meu último mandato.”

A Câmara de Itajobi informou que a cerimônia de posse de Rosângela Gomes será na segunda-feira, às 17 horas. O vereador Luis Roberto Sperandio vai recorrer da decisão.