Nadadores de Catanduva faturam 11 medalhas na Travessia de Pereira Barreto

Atletas enfrentaram forte correnteza em competição que reuniu 103 competidores

Nadadores de Catanduva faturam 11 medalhas na Travessia de Pereira Barreto

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Equipe da Smelt/Catanduva tem no comando a técnica Andrea Malfara

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 15/12/2021

Os nadadores da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (Smelt) de Catanduva subiram 11 vezes ao pódio na 15ª edição da tradicional prova de Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto. Os atletas voltaram da cidade que dá nome à competição com quatro medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. O torneio foi realizado no domingo, dia 12.

Na prova de 1 km, os destaques nas categorias Júnior e Sênior foram Renan Silveira, que faturou a 1ª colocação, Juliana Spir, que ficou em 2º lugar, e Karina Marini, com a 3ª posição. Já nas provas de 3 km, os campeões das categorias Júnior e Sênior foram Matheus Vieira, Vinícius Mendes Soares e Leonardo Dal Pai, ocupando 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Ainda nas categorias Júnior e Sênior, Jeniffer Prates faturou o 1º lugar e Maria Pilotto o 2º lugar em suas participações. Os nadadores Rodrigo Ferreira e Bruna Britto destacaram-se na categoria Master I: ambos conquistaram as medalhas de bronze. Já na categoria infanto-juvenil, o nadador Victor Antônio Maia alcançou o ouro na prova de 3 km.

A equipe da Smelt tem no comando a técnica e professora Andrea Malfara. O Canal de Pereira Barreto tem 9,6 mil metros de comprimento, interligando os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos. É considerado o segundo maior canal artificial do mundo.

CORRENTEZA

A Travessia a Nado reuniu 103 nadadores de todo o Brasil. As disputas, nas categorias masculina e feminina, foram divididas em provas de 1 km, 3 km e 5 km – percurso que teria originalmente 9,6 km, mas que acabou reduzido para 5 km devido à forte correnteza do dia da prova. A prova começou às 9 horas e se prolongou até 13h35, quando a última atleta cruzou a linha de chegada.

O evento é realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, Secretaria Estadual de Transporte e Logística e Departamento Hidroviário de São Paulo. Para a realização, a Prefeitura conta ainda com o apoio da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), da Tijoá Energia e do Corpo de Bombeiros.