Mestre de xadrez de Catanduva ensina técnicas em evento virtual

Luis Paulo Supi é referência mundial na modalidade

Mestre de xadrez de Catanduva ensina técnicas em evento virtual

Foto: Cláudia Aquino - Supi derrotou o atual campeão mundial Magnus Carlsen, Top 1 do mundo

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

O Grande Mestre de Xadrez Luis Paulo Supi decidiu inovar e lançou esta semana o Chessmaster, evento virtual direcionado ao público enxadrista. São quatro aulas gratuitas para apresentar o raciocínio, cálculo e táticas que podem transformar praticantes casuais em jogadores de alto nível.

Dois vídeos já estão disponíveis e o terceiro entrará no ar na sexta-feira, dia 30. No domingo, dia 2 de agosto, será apresentada a última aula e, logo depois, todo o material ficará inacessível.

“É uma semana de aulas onde vou explicando algumas situações que as pessoas passam em torneios, a primeira aula mostrei erros típicos que os jogadores costumam cometer, na segunda métodos para se organizar melhor no xadrez e na terceira aula mostro de que forma faço uso dessas coisas na partida. Já a quarta aula será algo um pouco diferente”, expõe Supi.

Referência no esporte e criador do 'Método Supi', o catanduvense é Grande Mestre Internacional de Xadrez (GM), Master Internacional (IM), Pan-Americano, FIDE Master (FM) e Mestre FIDE. Em maio de 2020, Supi derrotou o atual campeão mundial Magnus Carlsen, Top 1 do mundo, em 18 lances em uma partida de blitz online, eternizada como 'a Imortal Brasileira'. 

Dias depois de sua vitória sobre Carlsen, o brasileiro confirmou a boa fase ao bater outro jogador Top 5, o russo Ian Nepomniachtchi, o quarto do mundo.

Segundo Supi, os torneios presenciais estão suspensos desde o início da pandemia. “Agora está mais no virtual mesmo, mas a adaptação foi muito boa, a maioria das competições se adequou bem ao online. A tendência é que sejam retomadas as atividades presenciais neste fim de ano ou no início do ano que vem.”

A inscrição para o Chessmaster de Supi é gratuita e pode ser feita no site https://gmsupi.com.br.