Catanduva marca presença no circuito de Fisiculturismo e já coleciona 30 troféus

Equipe formada por Norberto Coelho tem 10 atletas que já subiram aos palcos

Catanduva marca presença no circuito de Fisiculturismo e já coleciona 30 troféus

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Junior Morilas é campeão Paulista e Brasileiro

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 29/11/2021

O projeto iniciado há três anos pelo empresário Norberto Fernandes Coelho, proprietário de três academias Acropolys Gym em Catanduva, colocou a cidade no cenário do Fisiculturismo. O primeiro atleta começou os treinos em 2019 e conseguiu a quarta colocação em uma competição em São Jose do Rio Preto. De lá pra cá, apesar da pandemia, o grupo aumentou: hoje são 10 esportistas que já subiram aos palcos e mais dois que estão em preparação.

“Treino há quase 30 anos, ganhei vários títulos de powerlifting (levantamento de peso) e sempre fui entusiasta do Bodybuilding (fisiculturismo), mas como nossa região nunca teve muita tradição, iniciei estudos pra me aprofundar na área de treinamento de atletas”, conta Norberto, que tem graduações em nutrição e fisioterapia, pós-graduação em Nutrição e Fisiologia do Esporte e em Treinamento e preparação para Bodybuilding, além de títulos paulista, brasileiro e sulamericano de Powerlifiting.

O grupo formado por ele pegou equipamentos emprestados para treinar em casa, durante o período em que as academias precisaram ficar fechadas, e participou de sete competições, incluindo os campeonatos Paulista e Brasileiro. Conseguiram faturar 30 troféus – premiação que só é dada para os três primeiros colocados de cada categoria.

Entre os destaques, o 1º lugar no Paulista com o atleta Junior Morilas e mais uma primeira colocação no Brasileiro, no último dia 21 de novembro, com o atleta Cesar Brime de Barros, na categoria Bodybuilding Junior. Na categoria master com mais de 40 anos, Thiago Barreira foi o 2º colocado no Brasileiro. Já Débora Garcia ficou com o 3º lugar na categoria Wellness.

“O legal de tudo isso é que o esporte está se difundindo no Brasil, as feiras e competições estão sempre com grande público e a mídia em geral vem dando muito destaque. A população tem descoberto os benefícios que a musculação traz pra saúde. Idosos, crianças e adolescentes são cada vez mais comuns nas academias, creio que pelas rápidas mudanças físicas e segurança da prática dessa atividade, que quando realizada em ambiente supervisionado por profissionais capacitados, tem risco de lesões quase inexistente”, salienta Norberto.

Segundo ele, os treinamentos dos atletas de alto rendimento são realizados em dois ou três períodos, dependendo da etapa da preparação, com sessões de musculação, trabalhando principalmente os pontos fracos nos seus físicos, mais atividade aeróbicas. “Os atletas contam hoje com o importante apoio da rede de suplementos Max-Muscle de Catanduva, que tem nos ajudado, além da suplementação, com uniformes e despesas de viagem.”

Este ano, os atletas ainda têm uma competição na agenda, depois os desafios serão retomados apenas no mês de março, quando recomeçam os eventos esportivos.

QUEM SÃO

O grupo liderado por Norberto tem no quadro Junior Morilas, 25 anos, da categoria Mens Physique; Jones Cesar Paschoal, 36, Body Building open; André Fernandes, 34, Body Building open; Cesar Brime de Barros, 22, Body Building open; Alan Rodrigues, 33, Mens Physique; Eduardo Berardo, 50, Bodybuilding Master; Débora Garcia, 25, Wellness; Leonardo Silveira, 30, Mens Physique; Marcos Rocca, 24, Body Building open; Matheus Alves Soares, 27, Body Building open; Thiago Barreira, 40, Bodybuilding Master; e Vinicius Tokushige, 22, Classic Bodybuilding.