Atletas do Bax Catanduva fazem topless para chamar atenção para o Outubro Rosa

Elas utilizaram bolas de basquete para cobrir as mamas em alerta para a prevenção

Atletas do Bax Catanduva fazem topless para chamar atenção para o Outubro Rosa

Fotos: Buenas Comunicação - Atletas deixaram a timidez de lado: Natália e Thaissa posaram para fotos

Da Reportagem Local
Publicado em 27/10/2021

Quando a notícia sobre um câncer chega, é impossível não imaginar um grande buraco sob seus pés. Isso acontece com o paciente e também com familiares e amigos. Acompanhar a rotina de exames e os efeitos colaterais de um tratamento exige estabilidade emocional.

Porém, a maioria dos casos – quando descobertos logo no início – resultam em um final feliz. Por isso a importância do diagnóstico precoce, que acontece quando se vai regularmente ao médico.

Essa é uma das premissas do Outubro Rosa. O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Bax Catanduva, equipe feminina de basquete, abraçou a causa e lançou campanha em suas redes sociais oficiais. Na ação, o elenco deixou a timidez de lado. As atletas foram fotografadas de topless, apenas com bolas de basquete tapando as mamas, como forma de chamar a atenção de torcedores e da comunidade para a importância da prevenção da doença.

“Como somos vitrine - e mulheres -, acho de extrema importância ações como essa, pois incentivar e apoiar são atos de amor, tanto nossos quanto de pais, maridos, irmãos, amigos, que vão lembrar as mulheres sobre o autoexame. Nossas atletas estão de parabéns por terem participado de ação tão importante, que é a prevenção do câncer de mama”, diz a presidente do Bax Catanduva, Natália Burian.

Ela confidencia que conviveu com o câncer de mama em sua família e entre suas amigas. Em todos os casos, foi obtida a cura, pois o tumor foi descoberto nos estágios iniciais.

E como surgiu a ideia de um ensaio tão ousado? A intenção foi realmente chamar a atenção, publicando as fotos de topless com dicas sobre rotina de cuidados para as mulheres, como realizar o autoexame das mamas, além da preocupação com hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada.

“Como sempre digo, o Bax Catanduva não é somente um time de basquete. Nós nos envolvemos em causas sociais porque é nosso dever ajudar a população, cuidando do próximo”, salienta Natália.

As fotos fizeram sucesso, alcançando quase seis mil pessoas no Facebook e Instagram oficiais da equipe e mais de mil curtidas.

“Nossa ação teve uma repercussão muito positiva. Recebemos elogios com relação à ousadia da campanha, que chamou muita atenção e, consequentemente incentivou muitas pessoas a se olharem mais, cuidarem-se e protegerem suas vidas”, conta a ala-armadora Thaissa.

A ação do Bax Catanduva foi vista como precursora devido às fotos, que foram ousadas, mas na medida certa.

O CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021. O ‘Atlas de Mortalidade por Câncer’ mostra que, em 2019, foram registradas 18.295 mortes pela doença, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.

E como prevenir? Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar seu bebê.