Unimed Catanduva promove palestra voltada a estudantes e concurseiros

Profissionais dão dicas sobre como manter a saúde física e mental durante as provas

Unimed Catanduva promove palestra voltada a estudantes e concurseiros

Foto: DIVULGAÇÃO - Para especialistas, a busca por ajuda profissional é, muitas vezes, essencial nesse período que antecede vestibulares e concursos

Da Reportagem Local
Publicado em 04/11/2021

A Unimed Catanduva está com inscrições abertas para a palestra 'Corpo e Mente em Sintonia', direcionada a vestibulandos e concurseiros. O evento será às 18h30, presencialmente, e oferecerá orientação sobre como se preparar para as provas sem prejuízos à saúde mental e física. O interessado pode escolher entre os dias 9 e 16 de novembro. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

A busca por ajuda profissional é, muitas vezes, essencial nesse período que antecede vestibulares e concursos. A pressão gerada pode desencadear distúrbios alimentares, muitas vezes associados à falta de atividade física, além de um descontrole emocional. 

Coordenadora da Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, a enfermeira Virgínia Bicudo Guardia Grandisoli conta que a unidade tem em média 50 atendimentos de adolescentes e jovens com este perfil.

“A iniciativa de promover a palestra surgiu a partir da alta demanda de adolescentes que estão concluindo o ensino médio e se preparando para os cursinhos. Esta fase gera ansiedade e, consequentemente, maus hábitos alimentares”, detalhou.

Bianca Rodrigues Boccardi, 17 anos, é uma das estudantes que contou com o apoio da Medicina Preventiva.

“Na terapia, tomei consciência de algumas reações que tinha e consegui mudar a perspectiva. Desenvolvi controle emocional, descobri que posso ir muito longe e que, antes de tudo, para as coisas darem certo, preciso cuidar de mim e da minha saúde mental e emocional. Descobri que posso me superar e me surpreender”, disse.

A palestra 'Corpo e Mente em Sintonia' é gratuita e contará com a presença das palestrantes Thamires Oliveira Correa Baldini (nutricionista), Ana Maria Brambilla (psicóloga) e Cíntia Marques Zolin (educadora física). O evento será no auditório da Unimed Catanduva, às 18h30, nos dias 9 e 16 de novembro (data a critério do interessado). As inscrições devem ser feitas pelo telefone (17) 3531-3140.

O auditório está localizado na rua Rio Preto, 438.

LIVE DA SAÚDE

Na véspera da palestra, dia 8, às 17 horas, a Unimed Catanduva promove mais uma edição do projeto Live da Saúde, também gratuito e destinado à comunidade em geral. O tema deste episódio será 'Como se alimentar bem e sem ‘neura’ ', com a nutricionista Amanda Pedrassoli. A transmissão será pelas páginas oficiais da cooperativa no Facebook e Instagram.