Simulação da Assembleia da ONU do IFSP Catanduva tem nova data definida

Evento será realizado neste sábado, dia 6 de novembro, às 10 horas

Simulação da Assembleia da ONU do IFSP Catanduva tem nova data definida

Foto: ARQUIVO O REGIONAL - Projeto é coordenado pelo professor do IFSP Catanduva Gabriel Terra Pereira

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 05/11/2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) de Catanduva definiu nova data para a 1ª Simulação 'Assembleia Geral da ONU'. O evento seria no dia 6 de outubro, mas foi adiado e será realizado neste sábado, dia 6, às 10 horas.

O evento em referência à Organização das Nações Unidas terá transmissão ao vivo pelo Youtube do IFSP Catanduva. O projeto 'IFMUN: Política Internacional, Direitos Humanos e Simulações' é uma ação de extensão do IFSP de Catanduva, coordenado pelo professor Gabriel Terra Pereira, em parceria com os docentes Diógenes Sgarbi, Artur Andrade e Vágner Pereira.

“O propósito da ação é debater com os integrantes temas de política internacional e Direitos Humanos, além de realizar simulações de debates de organizações internacionais como a ONU. Ressalta-se que toda a ação tem sua dinâmica voltada para o protagonismo dos participantes, que decidem coletivamente os temas e a estrutura dos debates. Atualmente temos cerca de trinta extensionistas entre estudantes e egressos de cursos do campus, além de voluntários do interior de Minas Gerais, de Catanduva e de cidades da região”, explica Gabriel Terra, docente do IFSP Catanduva.

A assembleia vai abordar os temas ‘O meio ambiente e a questão climática’ e ‘Os refugiados na atualidade’. “A partir dos temas serão propostas resoluções, ou seja, documentos de caráter oficial em que os países representados pelos extensionistas deverão se posicionar contra ou a favor. A atividade proporciona o contato do IFSP com a sua comunidade externa, permite a construção coletiva de temas relevantes e atuais, além de oportunizar a construção do consenso a partir da perspectiva democrática e dialogada”, completa Gabriel.

Para conhecer mais a história do projeto, desenvolvido desde 2019, o interessado pode acessar o site https://ifmunctd.wixsite.com/ifmunctd. A Simulação 'Assembleia Geral da ONU' é aberta a toda comunidade.