Semana de Empreendedorismo impulsiona debate sobre nova economia

Serão geradas um milhão de vagas em ações de capacitação, oficinas, mentorias, entre outras

Semana de Empreendedorismo impulsiona debate sobre nova economia

Foto: Arquivo/DIVULGAÇÃO - Evento do Sebrae vai debater desafios e oportunidades para os empreendedores, durante o movimento de retomada das atividades após a pandemia

Da Reportagem Local
Publicada em 27/10/2021

Capacitar, inspirar e conectar. Essas três palavras vão nortear a Semana Global de Empreendedorismo (SGE), maior iniciativa do mundo em termos de mobilização pelos empreendedores, que acontece entre os dias 8 e 14 de novembro.

No Brasil, o evento é coordenado pelo Sebrae, com expectativa de abrir um milhão de vagas para capacitação, entre oficinais, painéis, cursos, mentorias, consultorias, ambientes para network, entre outras ações. Nesta edição, o tema da Semana Global de Empreendedorismo é sobre Empreendedorismo e Inclusão no contexto pós-pandemia.

A abertura, no dia 8 de novembro, a partir das 15h, contará com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa; do presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às MPEs, senador Jorginho Mello; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Roberto Tadros e do senador Agripino Maia, autor do projeto de lei que instituiu a Semana Global de Empreendedorismo no calendário nacional de eventos. Esta será a primeira Semana Global brasileira sob a vigência da Lei 14135/2021.

A programação do dia 8 segue com a participação de especialistas renomados, discutindo os principais desafios e oportunidades para os empreendedores, durante o movimento de retomada das atividades após a pandemia.

Entre os participantes estão: Marcelo Neri, diretor do FGV Social e fundador do Centro de Políticas Sociais, falando sobre o combate à desigualdade e integração produtiva; Jorge Arbache, professor de economia da Universidade de Brasília, traçando uma perspectiva sobre os micro e pequenos negócios na retomada e Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, comentando a nova economia e seus impactos sobre a educação.

Na sequência, o empreendedorismo feminino e como apoiá-lo é tema do encontro com a participação da fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes. Diversidade, Acessibilidade e Empreendedorismo será o último tema do dia, com Carolina Ignarra, CEO e fundadora da Talento Incluir e da UinHub.

O analista de assessoria institucional do Sebrae, Getúlio Vaz, destaca que nesta edição o tema da SGE foi pensado exatamente para discutir as principais necessidades dos empreendedores. “Pesquisas recentes mostram que muitas pessoas buscaram empreender na pandemia, não por oportunidade, mas por necessidade. É um público que não teve tempo de se planejar, de buscar capacitação. Acredito que o evento vai contribuir bastante nesse sentido”, afirma. Segundo Getúlio, cada unidade estadual do Sebrae irá preparar uma programação específica, respeitando as características de cada localidade. “A programação é muito ampla e tem conteúdo de alto impacto para os mais diversos temas, tudo disponibilizado de forma gratuita e democrática”, acrescenta.

Toda a programação da SGE será transmitida ao vivo pelo YouTube do Sebrae.

ENTENDA A SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation (Carl Schramm), com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Desde 2018 a iniciativa é liderada, no Brasil, pelo Sebrae, e conta com o apoio das instituições que compõem o Conselho da Semana Global: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement.