Projeto Guri prorroga matrículas até dia 24 e Santa Adélia tem vagas

Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música

Projeto Guri prorroga matrículas até dia 24 e Santa Adélia tem vagas

Foto: GOVERNO DE SÃO PAULO - Aulas serão a distância, com retorno das atividades presenciais de forma progressiva

Da Reportagem Local

A inscrição de interesse para novos alunos do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - será realizada até sexta-feira, dia 24, de maneira online. A região de Catanduva tem polos em Palmares Paulista, com todas as vagas preenchidas, e Santa Adélia, com as últimas disponíveis.

Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

São 4.875 vagas, para 30 cursos gratuitos de música, oferecidos no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.

Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link no site www.projetoguri.org.br e preencher o formulário a partir de qualquer plataforma (celular, tablet, computador etc.).

São solicitados dados do aluno ou da aluna e do responsável; escolha do polo de ensino, por município; escolha do curso, conforme as opções de dias e horários disponíveis no polo; segunda opção de curso; indicação se o candidato ou candidata possui deficiências, síndromes ou transtornos, e se está em medida socioeducativa ou medida protetiva; renda familiar e quantidade de pessoas que moram na residência. Ao final é gerado o número de protocolo.

Os formulários já preenchidos continuam valendo. O sistema gerou uma lista de espera para os inscritos que ainda não tiveram suas matrículas efetivadas e os polos darão prioridade a ela.

O envio do formulário de inscrição não garante a matrícula, que dependerá da quantidade de vagas disponíveis e da ordem de inscrição. Caso haja a vaga, o candidato receberá da coordenação do polo um e-mail de boas-vindas com o número de matrícula e senha de acesso ao Portal do Aluno. No Portal, o Guri deverá anexar documentos e preencher o questionário social.

AULAS NO GURI

Após a efetivação da matrícula, as coordenações de polo enviam aos alunos um link de acesso à plataforma de ensino remoto. O retorno presencial, quando houver, deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado e autorização prévia de cada cidade.

As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

SANTA ADÉLIA

O polo de Santa Adélia, único com vagas disponíveis na região, oferece aulas de violão e percussão a partir dos 8 anos. As atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. O telefone para informações é o (17) 99766-5112.

Na região de Rio Preto, são 248 vagas disponíveis no total: Polo Altair, Polo Ibirá, Polo Ipiguá, Polo Mirassol, Polo Nova Granada, Polo Onda Verde, Polo Ouroeste, Polo Paulo de Faria, Polo Riolândia, Polo Santa Adélia, Polo Severínia, Polo Ubarana, Polo Urupês e Polo Votuporanga.