Professora distribui livros sobre vivências com o pai na terceira idade

Proposta é espalhar mensagens de amor e alertar para que pessoas desfrutem da vida

Professora distribui livros sobre vivências com o pai na terceira idade

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Professora e escritora casual, Sônia Delgado estimula o viver e conviver

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 24/11/2021

Escrevendo um pouco a cada ano, desde 2012, a professora Sônia Aparecida Delgado Fernandes finalizou seu livro que leva o título de 'Meu Livro Para a 3ª Idade' e compreendeu que a pandemia seria o momento ideal para distribuí-lo gratuitamente. A proposta, diz ela, é espalhar mensagens de amor, respeito e gratidão, um incentivo para que todos desfrutem ao máximo da vida.

“Espelhei-me na convivência que estava tendo com meu pai, João Delgado Pinto, que estava com 92 anos, até os 97 anos. Como ele se sentia idoso, um ex-combatente da segunda guerra mundial, soldado exigente, mas que se tornou dócil para ser cuidado pelos filhos. E como eu me sentia junto a ele, observando suas atitudes na decadência da idade”, conta Sônia.

Segundo a educadora, o livro traz sugestões sobre o que fazer na terceira idade. “Pra quem servirão as mensagens? Pra toda e qualquer idade: jovens solteiros e casados, idosos, cuidadores e quem vai ser cuidado. É um alerta para ouvir e escutar, viver e conviver, saber aproveitar todos os momentos de nossa vida ao lado de quem convivemos, pois todos são importantes.”

A catanduvense Sônia Delgado formou-se em História pelo Imes/Fafica em 1974, iniciou sua carreira como professora no extinto Curso Técnico em Contabilidade Ortega Josué, depois atuou em colégios particulares e como subgerente do CAIC. Religiosa, foi coordenadora do Grupo de Oração da Paróquia Santo Antônio e secretária da Pastoral da Comunicação.