Procon de Catanduva alerta consumidores para as ‘pegadinhas’ da Black Friday

Órgão também recomenda atenção redobrada nas compras on-line

Procon de Catanduva alerta consumidores para as ‘pegadinhas’ da Black Friday

Foto: DIVULGAÇÃO - Procon de Catanduva atende presencialmente no térreo da Prefeitura

Da Reportagem Local
Publicado em 18/11/2021

Os consumidores catanduvenses precisam estar bem atentos para a 'maquiagem' de preços na semana da Black Friday. É comum algumas empresas aumentarem o valor dos produtos e criarem um falso desconto, que na verdade não é real.

O cliente leva uma mercadoria em promoção, quando na verdade não passa de fraude, porque não houve desconto.

O alerta é do Procon de Catanduva, que fica localizado no térreo da Prefeitura. O órgão também orienta os consumidores a analisarem a qualidade e a segurança. É necessário checar se o produto tem o selo de segurança dos órgãos ou certificado de qualidade.

Segundo Rogério Seminatti, responsável pelo Procon local, é preciso manter atenção redobrada nas compras on-line, para evitar os sites não confiáveis.

“É comum que empresas subam o valor de produtos na véspera da Black Friday para, depois, baixar o preço, simulando desconto. Isso é publicidade enganosa, o que é proibido por lei, e a loja pode ser penalizada. Por isso, pesquise muito e acompanhe o histórico de preços nas lojas físicas e virtuais dos produtos que pretende comprar”, reforça Seminatti.

A lei prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra à distância. O tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço.

O Procon de Catanduva atende gratuitamente da forma presencial, virtual e também pelo telefone 3531-9138, de segunda a sexta-feira.