Premiada, artista plástica Conceição Pires apresenta exposição no histórico Castelinho

Molduras utilizam papel de seda e fita crepe em aposta pela sustentabilidade

Premiada, artista plástica Conceição Pires apresenta exposição no histórico Castelinho

Foto: DIVULGAÇÃO - Artista de Catanduva também exibe trabalhos em exposição virtual

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 13/10/2021

A artista catanduvense Conceição Pires apresenta 15 obras do seu acervo em diversas dimensões a partir desta quarta-feira, dia 13, na Pinacoteca João Nasser, o histórico Castelinho. A exposição no estilo acadêmico 'Arte pela Arte' reúne coletiva de trabalhos criados ao longo dos anos pela artista, que já foi contemplada com várias medalhas em salões oficiais de arte.

A novidade é a apresentação de molduras simuladas envolvendo as obras, optando pela sustentabilidade, utilizando papel de seda e fita crepe para dar acabamento no material expositivo. Antes prevista para o Centro Cultural Edie José Frey, que passa por reajuste no prédio, a exposição de Conceição Pires ficará disponível ao público até o dia 5 de novembro.

A artista foi contemplada com dois projetos que formatou para o edital LAB 001/2021, com recursos da Lei Aldir Blanc, mas precisou desistir de um deles, como definido no mesmo edital. Ela abriu mão do projeto “Exposição Virtual Conceição Pires” e optou por apresentar suas obras de forma física no Castelinho.

Artista plástica, engenheira civil, graduada em matemática, Conceição iniciou seus estudos nas artes com o professor Luís Dotto, tendo como uma de suas grandes mestras dona Eglantine Zancaner, tradicional pintora de formação francesa.

Frequentou aulas de formação artística com Reinaldo Jeron, seguindo especialização com pintores renomados como  Luís Claudio Morgilli, Gilberto Geraldo, Washington Maguetas, Ronaldo Boner Junior, Féris Cury, Romildo Cardoso dos Santos, Vera Lucia Lopes Tornatore, Romildo Sant’Anna, Carlos Reinaldo Pengo entre outros.

Atualmente, seus trabalhos estão presentes em acervos de muitas residências. Ela ministra aulas de arte para todas as idades em Catanduva há mais 15 anos e tem obras publicadas no livro Art Gallery in Brazil - Volume IV. Em salões de Salão de Artes Plásticas de Catanduva, conquistou medalhas de ouro e de prata, seguida de medalhas de bronze e menção honrosa em São José do Rio Preto, Rio Claro e Matão.

Convidada pela Solar Art Gallery, a artista exibe também alguns de seus trabalhos em exposição virtual através da plataforma internacional Kunstmatrix (https://artspaces.kunstmatrix.com).