Outubro Rosa é tema do sarau de poesia do grupo Guilherme de Almeida

Evento terá atração especial de Ricky Mágico, além de poetas da cidade

Outubro Rosa é tema do sarau de poesia do grupo Guilherme de Almeida

FOTO: ARQUIVO O REGIONAL - Este será o primeiro encontro presencial de poesia após as flexibilizações

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 26/10/2021

O grupo de poesia Guilherme de Almeida vai realizar um sarau de poesia abordando o Outubro Rosa. O evento será no próximo sábado, dia 30, das 10h às 11h30, e terá atração especial de Ricky Mágico, além de poetas da cidade. O encontro será realizado na Estação Cultura.

“Em maio deste ano o grupo Guilherme de Almeida completou 36 anos de vida, estamos lutando para que continue e esse grupo nunca acabe”, destaca Álvaro Jara, poeta e responsável pelo setor de comunicação do grupo.

Este será o primeiro encontro presencial de poesia após as flexibilizações. O evento seguirá todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, com disponibilização de álcool em gel, uso de máscara de proteção e distanciamento entre os participantes.

O grupo de poesias Guilherme de Almeida nasceu em 31 de maio de 1985, a partir da iniciativa do juiz Alcy Gigliotti e amigos que tinham como hábito se reunir e discutir assuntos literários na Casa da Cultura – que funcionava no prédio da Sociedade Espanhola.

O patrono, Guilherme de Almeida, foi considerado o ‘príncipe dos poetas brasileiros’, em 1959. Guilherme e o irmão Tácito de Almeida organizaram a Semana da Arte Moderna de 22, além de ter criado uma conferência de difusão da poesia moderna, em 1925, a “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna”.

Em 2007, o Grupo lançou um livro denominado Magia das Palavras, com participação de mais de 25 poetas e, aproximadamente, 70 poesias. Pelo grupo, já passaram vários presidentes, que sempre mantiveram o objetivo de manter o destaque literário e cultural da cidade.