Oficinas culturais abrem cadastro para realização de atividades em parceria com municípios

Gestores Culturais podem manifestar interesse até o dia 12 de dezembro

Oficinas culturais abrem cadastro para realização de atividades em parceria com municípios

Foto: Divulgação / Sérgio Cardoso - Serão realizadas atividades formativas em diversas linguagens artísticas

Da Reportagem Local
Publicado em 30/11/2021

Gestores e gestoras de secretarias, departamentos, fundações e instituições públicas de Cultura de municípios paulistas do interior, do litoral e da região metropolitana (com exceção da capital) que buscam articular e/ou realizar ações de formação nas diversas áreas e linguagens artísticas do campo cultural podem manifestar interesse até o dia 12 de dezembro.

A iniciativa é do Programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis Gestão Cultural.

Para o ano de 2022, está previsto o retorno de atividades presenciais em municípios parceiros e a manutenção de parte da programação on-line - modalidade adotada desde abril de 2020 devido à necessidade de isolamento social.

Serão realizadas atividades formativas em diversas linguagens artísticas, entre elas Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

O programa também continuará promovendo formações específicas e exclusivas para os gestores parceiros e suas equipes, incentivando a formação continuada a fim de promover o contato, a troca de experiências e a criação e fortalecimento de redes. Este eixo de programação foi intensificado desde as formações específicas sobre a Lei Aldir Blanc, em 2020, e continuado com formações sobre diversos temas durante 2021, tendo grande adesão e participação, potencializadas no formato on-line.

Com base no preenchimento do formulário pelo gestor municipal responsável pela área cultural, a equipe do Programa de Formação para o Interior entrará em contato com os responsáveis técnicos indicados e irá propor ações, para atender da melhor forma possível gestores e população. Todas as atividades são abertas e oferecidas gratuitamente à população, tendo como prioridade o público do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

Entre 2017 e início de 2020, a programação foi realizada em parceria com municípios de todas as regiões do Estado que possuem infraestrutura básica para receber e desenvolver as ações propostas. A partir da necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o programa passou a funcionar na modalidade on-line.

Em 2021, de janeiro a outubro, foram realizadas 491 atividades de formação, alcançando 24.178 participantes de 347 municípios do Estado de São Paulo. Em 2022, a proposta é retomar as ações presenciais, mantendo parte das atividades à distância.

SOBRE O PROGRAMA

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela Poiesis - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

A Poiesis desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral e ao estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.