Mostra virtual apresenta expedição de naturalistas alemães no Brasil

Exposição ficará disponível ao público até o mês de junho

Mostra virtual apresenta expedição de naturalistas alemães no Brasil

Foto: Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Mostra faz parte das comemorações dos 20 anos de criação da Escola Nacional de Botânica Tropical

Da Reportagem Local
Publicado em 11/01/2022

A aventura dos naturalistas alemães Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) e Johann Baptist Ritter von Spix (1871-1826) é o tema da exposição virtual Spix e Martius, uma viagem pelo Brasil, 1817 – 1820, que ficará disponível para o público do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) até o próximo mês de junho. A exposição pode ser acessada pela internet.

A mostra faz parte das comemorações dos 20 anos de criação da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ).

O público poderá acompanhar a expedição científica feita pelos dois naturalistas que viajaram mais de 10 mil quilômetros por terra e rios, desde o Rio de Janeiro até a selva amazônica.

Nesse percurso, eles coletaram milhares de exemplares de plantas, animais e artefatos e registraram em textos e ilustrações feitas à mão as paisagens, a flora, a fauna e os povos encontrados.

A exposição está distribuída em oito salas e traz vídeos, em formato de breves documentários, e imagens de raras ilustrações de mais de 100 espécies de plantas e animais, de mais de 30 paisagens dos biomas brasileiros e de quatro tribos indígenas.