Matriz São Domingos promoveu hoje evento em comemoração ao Dia de Todos os Santos

Data é celebrada em 1º de novembro e é dedicada aos mártires das igrejas cristãs

Matriz São Domingos promoveu hoje evento em comemoração ao Dia de Todos os Santos

Foto: DIVULGAÇÃO - Matriz celebrou missa em homenagem ao Dia de Todos os Santos neste domingo

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 07/11/2021

A Paróquia São Domingos de Gusmão realizou hoje, dia 7, às 10 horas, uma celebração em homenagem ao Dia de Todos os Santos. Anualmente, a data é celebrada em 1º de novembro e é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs.

“Na solenidade de Todos os Santos, a Igreja não pretende lembrar somente dos santos conhecidos e oficialmente canonizados, mas de todos aqueles que estão no céu, de todos aqueles que só Deus conhece a santidade. A Igreja comemora, nesse dia, todos os homens e mulheres que já alcançaram a glória eterna e, por isso mesmo, intercedem por nós a todo o momento. De fato, todos os homens e mulheres que durante a vida serviram a Deus e foram obedientes ao ensinamento de Jesus Cristo são santos diante de Deus, ainda que seus nomes não sejam oficialmente coletados em listas canônicas”, explicou padre Fábio Pagotto Cordeiro.

Padre Fábio destacou a importância da data. “Esta celebração começou no século III na Igreja do Oriente e ocorria no dia 13 de maio. A festa de Todos os Santos ocorreu pela primeira vez em Roma, no dia 13 de maio de 609 quando o papa Bonifácio IV transformou o templo de Partenon, dedicado a todos os deuses pagãos do Olimpo, em uma igreja em honra à Virgem Maria e a todos os santos. Oficialmente a mudança do dia da festa para 1º de novembro só foi decretada em 1475, pelo papa Xisto IV. Mas o importante é que a solenidade de Todos os Santos enche de sentido a homenagem de todos os finados, que ocorre no dia seguinte.”

O padre falou ainda sobre a solenidade que realizada na Matriz. “Aqui no Brasil, por autorização da Santa Sé, quando o dia 1º de novembro não cai num domingo, esta solenidade é transferida para o domingo seguinte. É o que acontece neste ano; celebramos a Solenidade de Todos os Santos no dia 7 de novembro. Buscando recordar o chamado que Deus faz a todos nós para sermos santos e sabendo que os santos são exemplos de vida a serem seguidos".

Segundo o sacerdote, a Igreja Matriz foi sede de "uma linda homenagem aos Santos e Santas: as crianças e os adultos foram convidados a participarem desta missa vestidos iguais aos seus santos de devoção. Um grande dia para todos nós.”