Instituto Federal faz aula inaugural com novas turmas de música

Trabalho dá base para a Orquestra Sinfônica Comunitária, a Oscif

Instituto Federal faz aula inaugural com novas turmas de música

Foto: DIVULGAÇÃO - Alunos participam das aulas de músicas do Instituto Federal no CAIC

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 28/10/2021

O projeto de extensão 'Aprimoramento em Teoria e Prática Musical', desenvolvido pelo Instituto Federal de Catanduva – IFSP, realizará sua aula inaugural nesta quinta-feira, 28, às 19h30, no CAIC. A iniciativa tem parceria com a Prefeitura. O trabalho de iniciação musical é oferecido gratuitamente à comunidade e dá base para a Orquestra Sinfônica mantida pela instituição.

De acordo com o professor Carlos Lopes Júnior, 40 estudantes participam do curso, de Catanduva e da região. As aulas são realizadas às terças-feiras, das 19 às 21h30. As atividades do primeiro módulo começaram em agosto e serão encerradas em dezembro. No ano que vem, todos os alunos que desejarem vão compor a Orquestra Sinfônica Comunitária – Oscif.

Os alunos aprendem flauta transversal, violino, violoncelo, safoxone, trompete e trombone. Outra oportunidade é a Musicalização, onde pais e familiares que não integram das aulas podem participar. Ainda, há a 'Orquestra para Todos', modalidade online cujo intuito é preparar músicos para integrar a Oscif – que atrai alunos de várias localidades.

A Orquestra Sinfônica Comunitária do IFSP de Catanduva é a única orquestra de toda a rede do Instituto Federal, composta por 36 campus somente no Estado de São Paulo.