Instituto Federal abre inscrições para vestibular com quatro cursos técnicos

Aluno pode estudar de forma integrada, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio

Instituto Federal abre inscrições para vestibular com quatro cursos técnicos

Foto: O REGIONAL - Inscrições para vestibular do IFSP devem ser feitas até 14 de novembro

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 31/10/2021

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abriu processo seletivo para os cursos técnicos do 1º semestre de 2022.  São ofertadas 6.080 vagas em todos os câmpus. Na unidade de Catanduva, são três opções de curso para o Ensino Médio Integrado: Mecatrônica, Química e Redes de Computadores. Há, ainda, o curso de Fabricação Mecânica, nas modalidades concomitante/subsequente ao Ensino Médio.

As inscrições devem ser feitas até 14 de novembro e, neste ano, o IFSP volta a adotar a seleção por meio de provas presenciais das disciplinas de Português e Matemática. Para concorrer, é necessário pagar taxa de R$ 60 para os cursos técnicos integrados ou R$ 30 para os concomitantes ou subsequentes. O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já terminou.

Nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o candidato cursará tanto o Ensino Médio quanto o Técnico no IFSP. É necessário ter concluído o Ensino Fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente até o ato da matrícula. Já na opção concomitante, o candidato deve estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o Ensino Técnico no IFSP.

Por fim, no curso técnico subsequente ao Ensino Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. Ele cursará apenas o Ensino Técnico no IFSP.

Os cursos de Mecatrônica, Química e Redes de Computadores são realizados em período integral no prazo de 3 anos. Já o curso de Fabricação Mecânica é oferecido ao longo de quatro semestres no período noturno. Todas as aulas são presenciais.

CRONOGRAMA

A lista preliminar de inscritos será divulgada no dia 24 de novembro, após as 20 horas. Após prazo de recurso, a lista final será publicada em 3 de dezembro, no mesmo horário. A relação candidato por vaga sairá em 10 de dezembro. As provas estão agendadas pra o dia 19, com divulgação do gabarito no dia seguinte, novamente às 20 horas. A versão final sairá em 28 de dezembro.

O resultado final do vestibular está previsto para 13 de janeiro, com realização das matrículas entre os dias 17 e 20 do mesmo mês. Inscrições e informações podem ser obtidas no site www.ifsp.edu.br/ps2022, Whatsapp (11) 98781-0008 ou e-mail processoseletivo.ctd@ifsp.edu.br.