Instituto Federal abre inscrições para curso
de Aprimoramento em Teoria e Prática Musical

Aulas serão às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, no Programa Caic Jovem

Instituto Federal abre inscrições para curso 
de Aprimoramento em Teoria e Prática Musical

Foto: DIVULGAÇÃO - Projeto Orquestra para Todos é uma das iniciativas do IFSP voltadas à comunidade

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva, abre inscrições a partir desta segunda-feira, dia 19, para o curso de extensão 'Aprimoramento em Teoria e Prática Musical'. A iniciativa compõe o projeto Orquestra para Todos.

As vagas estão distribuídas por diferentes instrumentos musicais: clarinete (2 vagas), flauta transversal (2), saxofone (4), trombone (2), trompa (2), trompete (2), violino para iniciantes (10) e para avançados (10) e violoncelo (2).

“O objetivo é levar música de qualidade a toda a comunidade. Os alunos terão a oportunidade de aprender os instrumentos de orquestra de forma totalmente gratuita. Não é preciso ter o instrumento, porque o instituto oferece. Terá duração de quatro meses e, ao final, o aluno recebe certificado comprovando as atividades e competências”, expõe o professor Carlos Júnior, coordenador do curso e maestro da Orquestra Sinfônica Comunitária do Instituto Federal (OSCIF).

A iniciativa do IFSP voltada para a música existe há 3 anos. “Esse curso é a base de formação da Orquestra Sinfônica Comunitária do Instituto Federal, a única orquestra dos 37 câmpus do Instituto Federal no Estado de São Paulo. Hoje, o curso é a mais importante ação de formação musical desenvolvida em Catanduva e na região”, frisa o educador.

Para participar, basta ter idade mínima de 8 anos. O início do curso está previsto para 10 de agosto de 2021. As inscrições poderão ser feitas até 2 de agosto, via internet. O edital completo estará disponível no www.ctd.ifsp.edu.br.

As aulas serão realizadas às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, na sede do Programa Caic Jovem, localizado na avenida Francisco Agudo Romão Filho, no Solo Sagrado, junto ao Caic.