Grupos de referência do Projeto Guri participam da série Toque de Casa 2021

Espetáculos foram produzidos em casa para a apreciação de todos via redes sociais

Grupos de referência do Projeto Guri participam da série Toque de Casa 2021

Foto: DIVULGAÇÃO - Gravações foram realizadas de casa com os instrumentos disponíveis

Da Reportagem Local
Publicado em 22/12/2021

Música de qualidade, com repertório variado, feita com recursos de casa e ao alcance de todos e todas. Esta é a proposta da série Toque de Casa 2021, na qual alunos e alunas dos Grupos de Referência do Projeto Guri realizam diversas performances. As apresentações estão sendo disponibilizadas de forma gratuita nas redes sociais do programa, ao longo do ano.

No cardápio, tema de filmes, obras de compositores clássicos e modernos, além de canções populares. E, em breve, com a presença de artistas convidados.

As gravações foram realizadas de casa, com os instrumentos musicais disponíveis no momento e, posteriormente, reunidas em processo de edição de som e imagens. Tudo em segurança, sob a orientação e respaldo dos educadores e equipes dos polos de ensino do Projeto Guri - maior programa sociocultural, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativo do Governo do Estado de São Paulo.

Os 13 Grupos de Referência são formados por alunos de 13 a 21 anos e todos recebem bolsa-auxílio. São conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos.

Os conjuntos estão nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

"Nesta rodada de 26 produções audiovisuais dos Grupos de Referência, programadas para este terceiro quadrimestre, contemplamos um repertório eclético, conforme as diretrizes educacionais do Projeto Guri, com diversidade de estilos e épocas, e também destacando o protagonismo de alunos e alunas. São apresentadas desde obras de caráter sinfônico, com Bach, Strauss, Mozart, Vivaldi e Villa-Lobos, a Tom Jobim, Vital Farias, Lulu Santos e Antonio Nóbrega. Temos até um Freddie Mercury! Enfim, superando todas as dificuldades decorrentes do atendimento e produção audiovisual a distância, gravando com o equipamento que se tem à mão, alunos e alunas dos GRs, orientados por educadores e educadoras e equipe educacional, se reinventaram para manter o vínculo com a música e com a prática em conjunto, ainda que remotamente", conta Ari Colares, gerente artístico-pedagógico da Sustenidos.

A produção pode ser acompanhada pelas páginas e canais do Projeto Guri no Facebook (@ProjetoGuri), Instagram (@projetoguri) ou no YouTube (youtube.com/aapgprojetoguri).