Em clima de Natal: confira lista de filmes para entrar no ritmo das festas de fim de ano

Crítico, jornalista e professor Felipe Brida preparou uma lista especial para a data

Em clima de Natal: confira lista de filmes para entrar no ritmo das festas de fim de ano

Foto: DIVULGAÇÃO - Natal é considerada época clássica para maratona de filmes em família

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 25/12/2021

O Natal chegou e trouxe a clássica temporada de filmes natalinos. Para aqueles que amam reunir a família e maratonar, o crítico, jornalista e professor Felipe Brida separou uma lista especial para a data.

O primeiro da lista é 'De ilusão também se vive' (1947) e 'Milagre na rua 34' (1994), ambos são a mesma história, sobre uma garotinha que duvida da existência de Papai Noel até conhecer um bondoso velhinho pelas ruas que diz ser o verdadeiro Santa Klaus. Ela fica amiga do idoso e cria com ele fortes vínculos. Um filme emocionante e agradável para a época natalina.

No primeiro, o ator Edmund Gwenn, que interpreta Kris Kringle, o Papai Noel, ganhou o Oscar de ator pelo papel. Na segunda versão quem faz tal personagem é o veterano Richard Attenborough, de 'Jurassic Park'.

Um dos filmes mais famosos do cinema, 'Gremlins' (1984), muito exibido na TV e que marcou gerações, conta a história de um garoto que ganha de presente uma criatura fofa, que vive numa caixa. Porém, um dia, ela dá origem a monstrinhos que atacam os humanos e provocam o caos na cidade. De Joe Dante, uma história de terror com humor e aventura das mais criativas do cinema.

Felipe Brida também indica o clássico 'Esqueceram de mim' (1990) e 'Esqueceram de mim 2: Perdido em Nova York' (1992), muito exibidos na TV aberta, os dois filmes com Macaulay Culkin que geraram imitações e estão na mente de uma geração de cinéfilos.

Um menino é esquecido em casa durante as viagens de final de ano da família e sozinho terá de enfrentar dois perigosos ladrões que querem assaltar sua casa. Ele prepara uma série de armadilhas para caçá-los. Os dois filmes contam com mesmo elenco, direção e produção, com destaque para Daniel Stern e Joe Pesci, que estão ótimos no papel dos bandidos. Uma fita para ver em família e dar altas gargalhadas.

Comédia bacana e bem realizada, 'Um duende em Nova York' (2003), de Jon Favreau (o diretor de 'Homem de Ferro' e do live action 'O Rei Leão'), fala de um elfo criado no Polo Norte que após enfrentar problemas na comunidade em que vive, parte a Nova York. A ideia dele é encontrar seu pai, mas se decepciona ao saber que ele é um homem durão e não acredita em Papai Noel. Will Ferrel dá o ar da graça com seu humor cáustico nesse filme criativo e cheio de atrapalhadas.

Indicado a 5 Oscars e considerado um dos maiores clássicos do cinema, 'A felicidade não se compra' (1946) fala de um homem bondoso que sempre ajudou a todos e, no Natal, deprimido, pensa em suicídio, em razão das maquinações de um magnata rico da região que o passou pra trás. Mas um anjo desce à Terra e o convence a continuar sua vida de bem com todos e manter sua bondade, demonstrando sua importância através de lembranças. Uma obra-prima da sétima arte, com James Stewart e grande elenco - e com uma mensagem positiva de amor e respeito.