Conto Com Minhas Contas evidencia lendas africanas no Mês da Consciência Negra

Contadores de histórias apresentarão figuras que estão no cerne da cultura africana

Conto Com Minhas Contas evidencia lendas africanas no Mês da Consciência Negra

Foto: Rafael Back - Oxossi, Rei da Caça e da Floresta, será tema do último episódio no dia 27

Da Reportagem Local
Publicado em 07/11/2021

O Sesc Catanduva realiza este mês o ‘Conto com minhas contas’, que integra a programação ‘Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro’. O projeto apresenta contações de histórias baseadas nas lendas africanas tomando como referência a mitologia dos orixás. A proposta é protagonizar a ancestralidade e a tradição oral, trazendo à tona as práticas ritualísticas do negro quando chegou ao Brasil.

Os contadores de histórias - Jéssica Souza, Sheila da Rocha, Samanda Nery e Rafael Jorda - apresentarão ritmos e mitos ligados às figuras de homens e mulheres que foram divinizados há mais de 5 mil anos. Eles representam os elementos da natureza e estão no cerne da cultura dos povos africanos. A produção é de Rafael Back e Cris Anovazzi.

São quatro episódios e o primeiro já está disponível no YouTube do Sesc. ‘O Tamborzinho de Ibeji’ apresenta uma lenda de tempos muito antigos da África. Iku, a morte, levava a vida das pessoas antes da hora. Para a surpresa de todos, o oráculo Ifá convocou para a missão de vencer Iku duas crianças – os Ibejis. Os irmãos gêmeos embarcaram na aventura com seus risos, brincadeiras e travessuras. Será que eles conseguiram afastar a morte que rondava sua aldeia?

Os próximos episódios irão ao ar nos próximos sábados do mês, a partir das 18h30. No dia 13, ‘O Curandeiro das ervas’ conta a lenda de Ossain, rei das plantas sagradas e milagrosas, que herdou conhecimento de uma criatura mágica da floresta.

Já no dia 20 será a vez da ‘Deusa da espada de fogo’, que conta uma das histórias de Iansã, destemida rainha dos furacões e vendavais, que viajou por muitos reinos para conhecer melhor o universo. Para encerrar, no dia 27, ‘O Caçador de uma flecha só’ traz a lenda do Rei da Caça e da Floresta, Oxossi.