Circuito Cultural Paulista traz espetáculo gratuito ‘Rádio Paranoia’ para o Teatro Municipal

Peça questiona a relação com a mídia e como ela afeta nossas decisões e escolhas

Circuito Cultural Paulista traz espetáculo gratuito ‘Rádio Paranoia’ para o Teatro Municipal

Foto: DIVULGAÇÃO - De maneira lúdica e crítica, os palhaços entram em contato com as transformações tecnológicas

Da Reportagem Local

O Teatro Municipal Aniz Pachá será palco do espetáculo “Rádio Paranoia”, da Cia Trupe Liuds, a partir das 16 horas deste sábado, dia 18. A atração integra programação do Circuito Cultural Paulista e é gratuita para a família toda. Serão respeitadas todas as regras de prevenção à Covid-19, por isso os ingressos são limitados.

O espetáculo questiona a relação com a mídia e como ela afeta nossas decisões e escolhas. Na trama, dois palhaços negros são manipulados pela programação de uma rádio, representada por dois músicos/ locutores e um DJ que conduzem o cotidiano narrando e ditando desde os afazeres domésticos até os prazeres cotidianos dos dois palhaços. Assim como qualquer pessoa, eles acabam estabelecendo uma relação afetiva e dependência dos aparatos tecnológicos.

De maneira lúdica e crítica, os palhaços entram em contato com as transformações tecnológicas, chegada da televisão, computadores e smartphones, trazendo à tona questões importantes como, até que ponto a mídia controla e escraviza os corpos e identidades na sociedade atual, o impacto dessas mudanças no cotidiano, como a televisão afeta a vida e a forma de consumo das pessoas e a dependência causada pelos celulares nas crianças.

A discussão sobre os processos históricos dos meios de comunicação tecnológicos e suas influências na sociedade, ocorre durante todo espetáculo que promete provocar diferentes reações na plateia.

Sobre a Cia

A Cia Trupe Liuds surgiu em 2006, com o intuito de difundir a arte circense na periferia da cidade de São Paulo.

É uma companhia composta por palhaços negros, que através da linguagem lúdica pesquisam a comicidade negra nas artes cênicas.

Tendo como linguagem do palhaço, mesclando cenas do circo tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular. A Cia Trupe Liuds propõe diálogos, reflexões e questionamentos sobre a cultura negra e a sociedade brasileira.