Cine Debate exibe filme soviético revolucionário dos primórdios do cinema

Atividade será totalmente online no sábado, dia 23, a partir das 14 horas

Cine Debate exibe filme soviético revolucionário dos primórdios do cinema

Foto: REPRODUÇÃO - Obra-prima 'O encouraçado Potemkin' será tema de debate no dia 23

Da Reportagem Local
Publicado em 21/10/2021

O Cine Debate do Imes Catanduva deste mês traz a obra-prima máxima do cinema soviético que influenciou diretores e foi peça fundamental para o ciclo do Construtivismo Russo na Sétima Arte, 'O encouraçado Potemkin' (1925).

Dirigido por Serguey Eisenstein, um dos pais da linguagem cinematográfica soviético-russa, o filme encontra-se online até o dia 21 de novembro na plataforma do Sesc Digital, em https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/o-encouracado-potemkin.

O debate será neste sábado, dia 23, aberto ao público e totalmente online, a partir das 14 horas, no canal do Sesc Catanduva no Youtube, em www.youtube.com/user/sesccatanduva.

A atividade será conduzido pelo idealizador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Senac e do Imes Catanduva, e mediado por Alexandre Vasques, programador cultural do Sesc Catanduva.

O Cine Debate é uma parceria do Imes com o Sesc e o Senac Catanduva e completa, em 2022, dez anos trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população.

SINOPSE

Em 1905, marinheiros do barco Potemkin rebelam-se. A população da cidade portuária de Odessa apoia a revolta e é brutalmente reprimida pelos oficiais do governo czarista. O encouraçado dispara contra o Quartel General e parte ao encontro da frota do Mar Negro, visando sublevá-la.

PRÓXIMOS

Os dois próximos (e últimos) filmes do Cine Debate 2021 serão o drama francês 'Um passeio por Paris' (dia 27/11) e o drama canadense ganhador do Oscar de filme estrangeiro 'As invasões bárbaras' (dia 04/12). Todos podem ser assistidos gratuitamente pela plataforma do Sesc Digital.