Cidadão do Futuro prepara formatura e encerramento dos cursos de 2021

Cerimônia será no dia 2 de dezembro, no Teatro Municipal, com entrega de certificados

Cidadão do Futuro prepara formatura e encerramento dos cursos de 2021

Foto: DIVULGAÇÃO - Aos 25 anos, Cidadão do Futuro atende mais de 400 jovens de 12 a 18 anos

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 24/11/2021

O Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro realizará no dia 2 de dezembro sua tradicional festa de encerramento dos cursos de 2021. A cerimônia será no Teatro Municipal Aniz Pachá, com apresentação do coral e da cia de dança Cidadão do Futuro, além da entrega de certificados dos cursos de Marketing Digital, Rotinas Administrativas, Gestão Empresarial, Almoxarife e Assistente Administrativo Industrial.

O evento terá início às 19 horas, com a fala da diretora Eliete Estevam Gomes. Em seguida, haverá apresentação do coral com regência do professor Gustavo Fávero, entrega de certificados e exibição do grupo de dança organizado pelos professores Julie Marchi e Gustavo Fávero, com o tema 'No Ritmo da Periferia'.

“Todos passamos por uma pandemia que deixou varias famílias bem tristes e até mesmo sem esperança de dias melhores. Este ano queremos trazer com o coral uma mensagem de esperança e fé de que tudo vai melhorar e com a dança uma mensagem de alegria e otimismo”, comenta a diretora.

Ela relembra que, em 2020, o programa realizou o encerramento de forma virtual, com apresentação de danças sob o tema 'Pandemia, o dia em que a terra parou'.

“Foi um espetáculo muito lindo, mas com uma mensagem um pouco pesada em relação ao que vivíamos no momento. Hoje queremos celebrar a esperança a alegria e a fé de que tudo está passando e de que dias melhores virão”.

Para a coordenadora administrativa Maria Teresa Catanho, os adolescentes que participam do programa aprendem mais que uma função. “Eles aprendem uma lição de vida e selar tudo isso com uma formatura deste nível é importante para a instituição e para os jovens que fazem sempre um show à parte e emocionante”, diz, completando com um elogio à diretora Eliete. “Aqui a nossa mestra, dona Eliete, é quem diariamente nos dá lição de muito amor. Tudo é feito com carinho, dedicação e, principalmente amor. Sabemos que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.”

O PROGRAMA

Inaugurada em 25 de agosto de 1996, a OSC - Organização da Sociedade Civil teve origem por decisão do Ministério do Exército, que iniciou o atendimento aos menores carentes, com objetivo de prevenir futuros problemas sociais. O principal objetivo é propiciar atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou exclusão social e oferecer oportunidades para o fortalecimento familiar, pessoal e social, além da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Hoje, a entidade atende mais de 400 jovens de 12 a 18 anos, dos quais 250 estão diariamente na instituição sendo preparados e se qualificando para o mercado de trabalho com os cursos de Rotinas Administrativas, Gestão Empresarial, Informática e Marketing Digital. Os demais têm acompanhamento profissional através do curso de Almoxarife, Assistente Administrativo Industrial e Técnicas Bancárias.

Com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela equipe de referência psicóloga Luana Banhos e a assistente social Keize Bitazi, são trabalhados temas do cotidiano desse público jovem, criando laços familiares e integrando a família ao contexto da instituição.

Segundo a equipe da OSC, a maior realização é ver estampado no rosto do jovem a alegria do primeiro emprego e das suas conquistas graças à oportunidade de inserção no mercado de trabalho que o programa proporciona. Em 25 anos, mais de 6 mil jovens já passaram pelo programa Cidadão do Futuro e tiveram suas vidas transformadas com carinho, amor e respeito dedicado aos jovens.

A instituição tem como parceiros a Prefeitura de Catanduva, por meio das secretarias de Educação e Assistência Social, Sesc, Senac, Senai e empresas contratantes de aprendizes.