Caravana apresenta teatro, circo e recreação para crianças e adultos na Praça da Matriz

Proposta é valorizar a cultura popular e o artista nacional, além de oferecer divertimento

Caravana apresenta teatro, circo e recreação para crianças e adultos na Praça da Matriz

Foto: DIVULGAÇÃO - Teatro para crianças 'Antes que o gale cante' será no dia 17, às 15h

Da Reportagem Local
Publicado em 15/11/2021

A Caravana Cultural Abaré Emcena chegará a Catanduva com seu teatro móvel, um contêiner com uma grande tenda, amanhã e quinta-feira, dias 17 e 18 de novembro. O projeto será instalado na Praça Monsenhor Albino, em frente à Igreja Matriz.

Serão dois dias repletos de atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, circo, sessão de cinema e mamulengo. A programação começa às 15 horas e vai até às 21 horas, nas duas datas.

O projeto é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Proac ICMS – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Emcena Brasil, com patrocínio do Grupo Energisa e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

A visita do projeto à cidade tem indicação da Energisa e parceria da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura. A parceria entre Abaré Emcena e a Energisa se estenderá por mais três municípios: Novo Horizonte, Tupã e Presidente Prudente.

Ao todo, serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades. De acordo com os organizadores, a proposta é valorizar a cultura popular e o artista nacional, além de oferecer divertimento, boas gargalhadas e ótimo dia de lazer para toda a família.

“Abaré Emcena proporciona a interiorização da cultura, sua descentralização. O mais importante é que estamos consolidando um verdadeiro projeto de confraternização e reencontro do povo com sua própria cultura, e cada realização tem reafirmado que estamos no caminho certo, sempre prontos para mais”, diz Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto.

Em conformidade com o Decreto Estadual 64.959/2020, será obrigatório o uso de máscara, mesmo em local aberto, assim como respeitar o distanciamento. O projeto disponibilizará o uso de álcool gel e estará orientando para que todos sigam os protocolos de saúde e higiene.

“O sorriso estará escondido, camuflado embaixo da máscara, mas o brilho no olhar das pessoas estará presente, pois é o brilho de esperança, esperança em dias melhores”, enaltece Moreno.

PROGRAMAÇÃO

A abertura das atividades, no dia 17, às 15 horas, será com o teatro para crianças 'Antes que o galo cante'. Na sequência, às 16 horas, haverá atividades recreativas, e depois, uma hora mais tarde, contação de histórias com os 'Amigos da natureza'. No período noturno, a partir das 19 horas, haverá o Cine Curta Brasil e a apresentação circense 'Solagasta', às 20 horas.

A programação do dia 18, quinta-feira, começará com o teatro para crianças 'A farra do boi', às 15 horas, seguida por recreaçaõ e o teatro 'A Resenha do Mamulengo', às 17 horas. À noite, haverá apresentação artística com convidado da cidade e, às 20 horas, teatro para adultos 'Ariano - O Cavaleiro Sertanejo'. Todas as atividades são gratuitas e com classificação livre.