Bate-papo e música raiz deram o tom de homenagem a São Domingos

Apresentação do Grupo Vozes do Sertão foi realizada na Igreja da Matriz, que leva o nome do santo

Bate-papo e música raiz deram o tom de homenagem a São Domingos

Foto: DIVULGAÇÃO - Além de um bate-papo, os integrantes tocaram diversas músicas da raiz sertaneja

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local

O Dia de São Domingos de Gusmão, Padroeiro de Catanduva, foi celebrado no último domingo, dia 8. Para celebrar a data o Grupo Vozes do Sertão realizou no fim de semana, uma homenagem ao santo.

“Nosso projeto é cultural, e o programa que temos em uma emissora de televisão, busca levar além de música e entretenimento, informações sobre os atrativos turísticos e culturais das cidades onde a nossa abrangência atinge que hoje somam aproximadamente 300 municípios do Estado, isso basicamente nas regiões cujo código de área são principalmente 14, 17 e 18. A ideia é que este formato seja sempre realizado nas cidades na nossa área de abrangência, porque fomenta o turismo e leva a informação juntamente com a nossa arte”, explica Ricardo Mota, um dos integrantes do grupo.

A apresentação foi realizada na Igreja da Matriz, que leva o nome do santo. Além de um bate-papo, os integrantes tocaram músicas da raiz sertaneja.

“Falar um pouco do Padroeiro São Domingos foi interessante, uma vez temos o feriado de 8 de agosto como um marco cultural de nosso município. Isso facilita na obtenção de dados, bem como falar sobre a história de Catanduva que acaba se tornando entrelaçada. As músicas que vão ao ar nesta edição, são alguns dos grandes clássicos da música sertaneja raiz como Menino da Porteira, Natureza, As Andorinhas e Caminheiro”, destaca.

Ricardo diz que o evento visa divulgar os pontos culturais da cidade. “Conversamos sobre a cidade, também os desafios que Catanduva tem, assim como todos os municípios do Brasil após a pandemia, com a retomada de eventos culturais, uma vez que a cultura é parte integrante deste processo de retomada da sanidade das pessoas. Tem muito haver com a restauração de um ambiente psicológico saudável do nosso povo. Além disso, na matéria que vai ao ar no próximo sábado dia 14, vamos expor imagens de vários pontos da nossa querida Catanduva, no intuito de que pessoas que não conhecem a cidade se sintam atraídas para vir aqui, conhecer, se hospedar e movimentar a economia local.”

VOZES DO SERTÃO

O Vozes do Sertão é hoje o único do meio sertanejo cuja formação baseia-se em quatro vozes (quarteto vocal), sendo carinhosamente apelidado de 'Roupa Nova Caipira' e que desde 2018 vem conquistando fãs por todo Brasil pela forma diferente com que apresentam seu trabalho.

O entrelaçamento das vozes, as interpretações exclusivas, além da maestria na execução dos instrumentos permitiu ao grupo o desenvolvimento de arranjos próprios dos grandes clássicos sertanejos de todos os tempos que compõem o repertório e chama a atenção em todas as apresentações, onde a harmonia principal baseia-se em viola (Zé Bruno), contrabaixo (Piovani) , violão aço (Ricardo) e violão nylon (Rafael), além de terem músicos de apoio como percussão e sanfona nos shows.

O grupo também apresenta o “Programa Vozes do Sertão” na TV Band Paulista todos os sábados, às 10h15, com uma área de abrangência de aproximadamente 300 cidades, cujo conteúdo é direcionado à cultura e música sertaneja clássica e raiz, cantando e entrevistando convidados do meio sertanejo de uma forma bastante descontraída. O grupo está nas redes Sociais Instagram, Facebook e Youtube como: Grupo Vozes do Sertão.